Geral

Recuperação das aulas na rede estadual de ensino deve ocorrer em janeiro

As aulas na rede estadual de ensino seguem sem previsão de retorno. Mesmo após o Governo ameaçar, na última segunda-feira, demitir os professores que aderiram ao movimento grevista, a 4ª Coordenadoria Regional de Educação estima que 8 escolas seguem com as aulas totalmente paralisadas e 42 com atividades ocorrendo de forma parcial em Caxias do Sul e região.

A maioria das instituições está pelo menos há um mês sem atividades e os pais e estudantes estão preocupados sobre como se dará a recuperação das aulas perdidas neste período. “Estão falando que os alunos vão ter que repetir de ano”, conta Daniele, mãe de uma estudante de uma escola em greve geral.

De acordo com a Coordenadora da 4ª CRE, Janice Moraes, a informação oficial é de que a recuperação das aulas vai ocorrer após o término do ano letivo. “A orientação que foi para as escolas até agora está embasada no memorando nº 10, que diz que a integralização do calendário escolar será realizada após o calendário homologado, que define 200 dias de aula. Essa é a informação oficial, mas no momento que acabar a greve, os órgãos vão se reunir e vai ser tratada as estratégias de recuperação”, explica a titular da pasta.

O Diretor-Geral do CPERS na Serra Gaúcha, David Carnezella, garante que os professores seguem em greve por tempo indeterminado. “Foi algo muito sério o que o governador (Sartori) fez, de ameaçar tirar os contratados, substituir coisa que não pode na legislação, e apesar das ameaças, todos estão muito indignados e só aumentou a quantidade dos professores em greve. A continuidade (da greve) existe no mínimo até a próxima assembleia geral, que nem tem data marcada. A maioria dos professores está esperando o governador fazer algum movimento e quando ele fizer, as aulas voltam”, afirma David.

Ainda segundo David, são esperados três movimentos no governo para que as aulas voltem: a reposição salarial, que vêm de uma inflação de 21% acumulada em três anos; a retirada dos projetos da assembleia legislativa; e a confirmação nos próximos meses de que o salário será pago de forma integral aos professores.

 

 

Redação Leouve

Recent Posts

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

13 minutos ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

1 hora ago

Manifestação em defesa da obtenção de cidadania italiana é realizada em Porto Alegre

A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…

2 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 11 milhões neste sábado (3)

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em…

2 horas ago

3 erros ao tentar espantar cobras do quintal que podem aumentar o perigo

Saiba quais são os 3 erros mais perigosos ao tentar espantar cobras do quintal e…

2 horas ago

Como tirar mancha de graxa da roupa com um ingrediente que você tem em casa

Descubra como tirar mancha de graxa da roupa usando detergente neutro. Técnica fácil, rápida e…

3 horas ago

This website uses cookies.