Foto: Reprodução / Redes Sociais
A balsa que realiza a travessia do Rio Taquari entre Santa Tereza e a localidade de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul, será recolocada em operação dentro de aproximadamente 30 dias, conforme informações da prefeitura de São Valentim do Sul, com base em dados fornecidos pelo governo do Estado.
A embarcação, que começou a operar em janeiro deste ano após a enxurrada de setembro de 2023 que derrubou a ponte da RS-431, foi levada pela correnteza no dia 2 de maio. A nova enchente fez com que a balsa se desprendesse do atracadouro, sendo arrastada pelo rio e passando pelos municípios de Muçum, Roca Sales, Encantado e Arroio do Meio, até colidir com a ponte da BR-386, entre Lajeado e Estrela. Não havia pessoas a bordo, mas alguns carros estavam sobre a embarcação.
Segundo o prefeito de São Valentim do Sul, Geri Ângelo Macagnan, a empresa responsável pela travessia informou que a balsa não pode ser recuperada do fundo do rio. Por isso, novos equipamentos serão instalados no ponto. Inicialmente, serão instalados três módulos com capacidade para 10 veículos, que posteriormente serão substituídos por uma nova balsa maior.
Embora o rio tenha danificado os atracadouros de ambas as margens, esses problemas não devem impedir a retomada das operações. “No lado de São Valentim do Sul teve poucas avarias. No lado de Santa Tereza teve um pouco mais, mas dá para consertar”, afirmou Macagnan.
O contrato para a operação da balsa tem prazo de seis meses, mas deve ser ampliado enquanto houver necessidade da travessia provisória. Paralelamente, o Estado está conduzindo a licitação para a construção da nova ponte sobre o Rio Taquari. Um edital lançado em 17 de abril seguia os trâmites tradicionais, mas com a enchente e o decreto de calamidade pública, um novo edital foi lançado em 3 de maio, prevendo a construção por meio de regime de contratação integrada. Isso significa que a mesma empresa que executa a obra também elabora os projetos, reduzindo os prazos.
A nova ponte terá 319 metros de extensão e será construída em um novo traçado, ao lado de onde ficava a estrutura que caiu. O custo estimado para a obra é de cerca de R$ 31,3 milhões.
A recolocação da balsa e a construção da nova ponte são cruciais para restabelecer a conexão e garantir a mobilidade segura entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, impactando positivamente a vida dos moradores e o fluxo econômico da região.
A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…
Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…
Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…
Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…
Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…
Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…
This website uses cookies.