A Festa Colours realizada no último sábado (10) no Jockey Club de Caxias do Sul, foi a primeira da Serra Gaúcha a implementar o sistema de testagem rápida contra covid-19.
O evento que contou com a presença de mais de 600 pessoas foi uma experiência para aplicação de novos protocolos de saúde, recomendados pelo Estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com os protocolos sanitários, para a entrada no evento era necessário, a apresentação do comprovante de vacina com esquema vacinal completo (seja ele digital ou através da carteirinha física do SUS);
Em caso de nenhum vacina ou esquema vacinal incompleto ou sem teste negativo, foi realizada testagem rápida em parceria com PeopleTest e o Laboratório Peritos. A testagem tinha um custo de R$ 69 com entrada de 15 minutos do início do teste e emissão de laudo.
A biomédica, Ane Garcia, encarregada pela aplicação dos testes explicou como funciona o procedimento da testagem.
“Ele chega faz um registro e a gente coleta alguns dados com informações necessárias para depois a geração do laudo. Então a pessoa passa para a coleta, que é uma coleta nasal. Na verdade ela é nasofaringe, então ela é um pouco profunda, as pessoas sentem um certo desconforto, mas ela é super-rápida. A pessoa aguarda por 15 minutos que sai o resultado que é um Fazemos a análise dessa amostra e em 15 minutos já sai o resultado”, explica
O método usado é o imunocromatográfico que identifica doenças infecciosas, hormônios e outros analitos, por associação específica a anticorpos com partículas coloridas conjugadas.
Franciso Bortolozzi, organizador da festa Colours, falou sobre o compromisso da organização com os cuidados, “A gente ficou preocupado em trabalhar dentro do decreto regularmente, depois de quase seiscentos dias a gente está retornando, uma felicidade de estar com quase todos os ingressos todos vendidos. Tivemos essa preocupação de estar também proporcionando a possibilidade das pessoas de testarem quem não tem o esquema vacinal completo, por ventura, pode ter pessoas que optaram não vacinar, enfim, a gente tá dando essa possibilidade para essas pessoas também curtirem o evento”, falou.
Carlos Henrique Piccoli, empresário da empresa responsável pelos testes ressaltou a importância do controle, “A importância da testagem principalmente no final deste ano, para quem não tem o esquema vacinal completo é altíssimo, porque quem não tem o esquema vacinal completo, pode estar carregando o vírus”, disse.
Ele ainda salinetou que a vacinação é de extrema importãncia, mas não impede que a pessoa contraia o vírus e o transmita. Por isso é importante a testagem para que se tenha informação a cerca do status de infecção do indivíduo.
“Então a testagem ela precisa ser feita, não somente nas festas, nos eventos, nas entradas dos estrangeiros no Brasil. Precisa ser feita na volta do recesso, é muito importante. Vai chegar uma hora em que a população brasileira vai começar a perder a imunidade em massa. Por exemplo a Pfzier, em Israel, foi a vacina com maior número de aplicações.Hoje, Israel fala em um prazo de validade de seis meses. Então uma pessoa que fez a vacina há cerca de cinco meses, já esteja perdendo a imunidade. Assim camadas de faixa etária vão perdendo a imunidade em massa”, fala.
De modo geral a testagem é uma ferramenta junto com a vacina, pois fornece mais informações para o isolamento da pessoa infectada.
A empresa já realizou as testagens em eventos nas cidades de Gramado, Porto Alegre e em Santa Catarina. São eventos de quatro a cinco mil pessoas. A aplicação serve também para festas de final de ano, corporativos e outros eventos de lazer.
Felipão havia exercido esta função em 2022, no Athletico-PR, onde também foi treinador simultaneamente e…
O projeto modifica dispositivos da atual legislação e institui novas diretrizes, como a obrigatoriedade do…
Comissão de Viação e Transportes aprovou infração específica para abandono de animais com uso de…
A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete
Com ponto de partida em frente da Praça do Mar, a pedalada comemorativa seguiu até…
Grupos prioritários poderão fazer a vacinação na Praça Dante Alighieri e também em 13 UBSs…
This website uses cookies.