Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
A Rádio Viva promoveu, na manhã deste domingo (20), feriado em comemoração do Dia do Gaúcho, uma live especial, direto do CTG Aldeia Farroupilha, em Farroupilha, com a transmissão de uma Missa Crioula. A celebração foi feita pelo Padre Mário Pereira, que tem 26 anos de sacerdócio, boa parte deles voltados as celebrações no estilo gauchesco.
A Missa Crioula é uma missa católica do rito latino, Apostólico Romano, porém adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos. Ela tem o mesmo sentido espiritual e religioso de uma missa tradicional, mas pelas suas características particulares recebe a denominação de Missa Crioula.
O local escolhido para a celebração desta manhã foi especial, já que o Aldeia Farroupilha comemora 30 anos neste domingo. Atualmente o patrão é Lucas Cordova dos Santos, e o capataz é Ataíde Pereira, que também é patrão de honra, estando na entidade desde a sua fundação.
Entre os momentos mais emocionantes da Missa Crioula esteve o que relembra um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: a guerra entre Maragatos e Chimangos. Como a missa busca trazer a paz e a compreensão entre todos, os homens que participam da missa depõem suas armas, representadas por facões estilizados, colocando-as em um canto e entrelaçam na cruz os lenços vermelhos, representando os Maragatos, e branco, representando os Chimangos.
A Missa Crioula da Rádio Viva teve o patrocínio de Supermercados Andreazza, Lokamaq e Dog Shop Ráções e Companhia.
No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…
Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue
Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…
A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…
Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…
Com apelo por união, empatia e políticas públicas efetivas, grupo busca combater abandono e maus-tratos…
This website uses cookies.