Geral

Rádio é consumido por cerca de 83% da população brasileira

Em 2022, a primeira transmissão de Rádio no Brasil completou 100 anos. Dessa forma, o Kantar IBOPE Media realizou uma grande pesquisa para apresentar o consumo médio do produto entre os brasileiros. De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (21) no Inside Rádio 2022, cerca de 83% da população brasileira consome o produto. Um crescimento de três pontos percentuais em relação a 2021.

O meio também evolui para uma participação intensa na vida das pessoas. Conforme o documento, seis em cada dez ouvintes escutam mais ou a mesma quantidade em relação aos últimos seis meses. Ainda assim, a média de tempo escutando por dia é de 3h58min.

Perfil dos ouvintes de rádio (Imagem: Kantar Ibope)

Com um pós-pandemia, o consumo também já caminha para níveis pré-Covid-19, crescendo nos ditos “locais fora de casa”.

“O rádio sempre foi um companheiro do brasileiro, um país continental. O rádio certamente é a tecnologia que mais tem capilaridade, está presente em todos os lugares, no radinho, no carro, no celular, no aplicativo. O rádio realmente é uma plataforma de conteúdo movida pelo brasileiro”, destaca o Diretor Administrativo do Grupo RSCOM, Marcos Dytz Piccoli.

Vale lembrar que a pesquisa foi realizada nas 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa de abril a junho de 2022. Confira a evolução nestas localidades abaixo.

(Imagem: Kantar Ibope)

Confiança, agilidade e digitalização do rádio

O diretor administrativo do Grupo RSCOM ainda destacou que o meio segue com a relevância em alta, juntamente com outros veículos tradicionais, principalmente pelas propagações de fake news em outros meios, tais como a internet. “E também a pandemia fez com que o rádio crescesse muito em termos de audiência. O brasileiro consome muito o rádio, é veículo gratuito, acessível, então ele é muito popular”, concluiu.

(Imagem: Kantar Ibope)

“A simplicidade junto com a agilidade do rádio seguem sendo o grande diferencial entre os meios de comunicação. O fortalecimento no online só impulsiona ainda mais o alcance e a quantidade de ouvintes, mostrando que o digital veio para somar e não concorrer com o rádio”, afirma a Diretora de Produto do Grupo RSCOM, Raquel Marholt. Sobre isto, 29% dos entrevistados informaram que a possibilidade de escutar de forma online auxilio na preferência pelo meio.

O meio ainda apresenta uma forma eclética de atuação. Da música ao hard news, levando informação, entretenimento e, acima de tudo, uma companhia para quem escuta. De acordo com o Inside Rádio 2022, 49% das pessoas utilizam para escutar músicas, 43% para ter uma companhia, e outros 31% por apresentar notícias de forma rápida.

Marcos Cardoso

Recent Posts

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

23 minutos ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

58 minutos ago

Acidente na Rota do Sol deixa um ferido e trânsito lento em Caxias do Sul

Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…

2 horas ago

Museu da FEB em Caxias do Sul é fechado temporariamente após tentativa de roubo

A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27)…

2 horas ago

Três homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Caxias do Sul

As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…

2 horas ago

Caxias define programação de viagem para enfrentar o Figueirense

Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)

3 horas ago

This website uses cookies.