Foto: reprodução
A quiropraxia é uma área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos nervos, músculos e ossos através de um conjunto de técnicas realizadas com as mãos, que têm como objetivo melhorar a flexibilidade e reduzir a dor. Segundo a quiropraxista Letícia Guerra, um dos maiores benefícios são os resultados rápidos e a melhora das dores que podem ser sentidas já nas primeiras sessões.
“A quiropraxia é um tratamento seguro e nada invasivo, onde se usa apenas as mãos para correções de problemas músculo-esqueléticos, além de ser um tratamento praticamente indolor”, comenta Letícia.
Segundo ela, não há restrições de faixa etária, o que pode existir é com relação a fraturas ósseas e alguns tipos de câncer. Para gestantes também é recomendado para que a mulher comece a adaptar a sua postura para compensar a mudança do seu copo.
A quiropraxia durante a gestação é feita de forma diferenciada respeitando algumas particularidades do momento. No pós-parto os cuidados seguem necessários porque a mulher além de ter as dores articulares causadas pelas modificações fisiológicas, tem ainda o bebê para cuidar o que geralmente causa mais tensões por questões posturais.
Além de auxiliar na melhora da dor, a quiropraxia também promove o relaxamento e o bem-estar geral, pois as terapias manuais ajudam a diminuir a tensão muscular, muito comum em casos de estresse ou ansiedade.
“A quiropraxia diminui as dores através do ajuste das vértebras, e da liberação de tensões musculares, e de tendões, porém sem bons hábitos, as dores voltam, por isso é tão indicada a atividade física regular, nesse caso vale ressaltar a importância do acompanhamento de um profissional qualificado, para que a atividade seja realizada com maior segurança”, ressalta.
Os principais problemas tratados são: dores relacionadas com o sistema neuro-músculo-esquelético, tudo o que for relacionado a nervos, músculos e ossos. Segundo Letícia as maiores queixas trazidas no consultório são: cervicalgia (dor na cervical), lombalgia (dor na lombar), dores no quadril, dores de cabeça, parestesia e perda de força nos braços e pernas, ciatalgia (dores no nervo ciático), tensões musculares, hérnias de disco, tendinites, dores nas articulações como (ombro, joelho), dor para respirar/dor no peito, queixas posturais.
Dessa forma, na primeira consulta é feita a anamnese e avaliação física, onde se busca informações sobre a saúde geral e sobre as queixas que levaram o paciente ao consultório. Quando necessário, também são realizados testes ortopédicos ou solicitação de exames de imagem para confirmação ou descarte de alguma patologia. Após realizada a anamnese se começa a avaliação da coluna, onde são identificadas as vértebras acometidas e realizados os ajustes.
“A periodicidade é diferente em cada caso, porém ao se iniciar o tratamento algumas consultas recorrentes são necessárias para se conseguir os resultados desejados, depois as consultas vão se espaçando para que se mantenha a saúde da coluna e bem-estar. Após o ajuste os pacientes relatam o alívio das dores, sensação de leveza e relaxamento.”
No entanto, em alguns casos o ideal é procurar primeiramente um ortopedista ou reumatologista, principalmente quando a dor estiver acompanhada de dormência ou perda de força nos braços ou nas pernas.
Texto: Schaiane Sacramento/Grupo RSCOM
>>Bento Gonçalves Nenhum ato fúnebre no município. >>Carlos Barbosa Nenhum ato fúnebre no município. >>Caxias…
Período da tarde será mais quente em cidades das Metades Oeste e Norte
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre ferilização in vitro. Estudo inédito realizado…
Bolo de chocolate fofinho com ganache cremosa, perfeito para adoçar o final de semana. Receita…
Hoje é o Dia Nacional do ContabilistaO santo do dia é São Marcos. A lua…
Só Deus pode restaurar o que se quebrou em sua vida, só o amor de…
This website uses cookies.