Geral

Queda nos setores de alimentos e derivados de petróleo afetam produção industrial gaúcha

A produção industrial gaúcha registrou queda de 3,4% em janeiro deste ano, comparado com o mês de dezembro de 2022. Conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional (PIM-PF) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o recuo eliminou o ganho de 1,9% que havia sido registrado no estado no último mês do ano passado e é a maior retração entre os demais estados investigados pela pesquisa, seguida das de São Paulo (-3,1%) e Mato Grosso (-2,0%).

Na comparação com janeiro de 2022, a indústria gaúcha recuou 7,7%, voltando ao campo negativo após variação de 0,1% em dezembro, quando interrompeu dois meses consecutivos de queda: novembro (-3,2%) e outubro (-2,1%). O indicador acumulado nos últimos 12 meses foi de 0,4%. Houve retração em dez das 14 atividades pesquisadas no estado.

Principais atividades

Entre as dez atividades que registraram recuo, exerceu o maior impacto em janeiro de 2023 a fabricação de produtos alimentícios (-11,8%), seguida do coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (-11,8%) e de outros produtos químicos (-11,7%). As variações positivas apareceram nos segmentos de produtos de minerais não metálicos (2,7%), máquinas e equipamentos (0,5%) e móveis (3,1%).

O desempenho negativo da produção do Rio Grande do Sul foi o segundo de maior influência sobre o índice nacional (-0,3%). Assim como ocorreu em São Paulo, o resultado também é ligado ao setor de derivados do petróleo. “Em segundo lugar, também há o setor de produtos do fumo, que exerceu uma influência negativa sobre a indústria gaúcha”, explica o analista da pesquisa, Bernardo Almeida.

O resultado é o primeiro após as atualizações na seleção de amostra de empresas e unidades locais e na lista de produtos investigados pela pesquisa. Além disso, houve alterações metodológicas que buscam acompanhar as mudanças econômicas da sociedade. Também foram incluídos três novos locais entre os pesquisados: Rio Grande do Norte, Maranhão e Mato Grosso do Sul – por atingirem 0,5% do valor de transformação industrial (VTI), de acordo com a Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa.

*Com informações de Rádio Guaíba

Luca Roth

Recent Posts

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

11 minutos ago

Estelionatário com mais de 90 passagens pela polícia é preso em Caxias do Sul

Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…

46 minutos ago

Mesmo com atuação fraca, Inter marca no final e vence o Maracanã-CE pela Copa do Brasil

Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…

50 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

2 horas ago

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe R$ 2 milhões para ampliação do serviço de cardiologia

A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…

3 horas ago

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

3 horas ago

This website uses cookies.