Parceiros Voluntários Caxias do Sul alerta a redução do número de voluntários. (Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)
Com o passar das semanas após a devastadora tragédia das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a atenção da população se desloca para as fases de reconstrução e reabilitação. No entanto, enquanto os esforços se concentram em erguer pontes, reconstruir moradias e lidar com os detritos deixados pelas águas, a baixa no número de voluntários nos centros de triagem vêm sendo uma preocupação. VOLUNTÁRIOS
A Parceiros Voluntários Caxias do Sul, atuante na linha de frente da assistência, destaca a importância contínua do voluntariado. Manuela Libardi, estagiária de psicologia da entidade, expressa sua preocupação. “Diante do cenário de calamidade pública, não podemos prever o fim dos trabalhos. Observamos uma considerável redução no número de pessoas que se disponibilizam para ajudar“, aponta Manuela
Segundo dados da organização, enquanto nas primeiras semanas de maio recebiam cerca de 400 mensagens diárias de potenciais voluntários, atualmente o interesse diminuiu drasticamente, cerca de 10 mensagens ao dia. Essa tendência é alarmante, especialmente considerando que a maioria dos municípios gaúchos foi afetada pelas enchentes, demandando esforços significativos para ajudar milhões de pessoas a reconstruir suas vidas.
Em Caxias do Sul, sete pontos de voluntariado demandam apoio constante:
Os interessados em se voluntariar devem contatar a Parceiros Voluntários Caxias do Sul, que direcionará conforme a demanda dos locais mencionados acima, através do WhatsApp (54) 99149.8678.
Além do trabalho voluntário, as necessidades de doação são atualizadas diariamente pela entidade através do Instagram @parceirosvoluntarioscaxias. Para esta terça-feira (28), no Seminário Aparecida, a prioridade são biscoitos, café, produtos de higiene bucal, itens de limpeza e materiais para armazenamento de doações.
Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…
Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…
Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…
Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…
Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…
Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…
This website uses cookies.