(Foto: Reprodução)
Um meteoro foi registrado na madrugada desta sexta-feira (06), por uma estação de observação em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O registro ocorreu por volta das 4h15, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A estação de captura é operada por Gabriel Zaparolli e associada à Bramon (Brazilian Meteor Observation Network). Conforme Zaparolli, o meteoro faz parte da chuva ETA Aquáridas, de detritos do cometa Halley, considerada a primeira grande chuva de meteoros de 2022.
Zaparolli informou que o meteoro capturado pela câmera teve a sua queima iniciada a 122 km de altura da atmosfera e se extinguiu a 92 km de altura.
Na madrugada de 25 de abril, um meteoro Fireball, de alta magnitude, desta mesma chuva, caiu sobre o oceano próximo à costa gaúcha, na altura da Lagoa dos Patos. O registro foi feito pelo Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara.
De acordo com o diretor do observatório, professor Carlos Fernando Jung, a chuva de meteoros Eta Aquáridas iniciou em 19 de abril e teve seu pico em 5 e 6 de maio, devendo continuar ativa até 28 de maio.
Fonte: Jornal O Sul
Cor da fumaça indica que o novo líder da igreja católica ainda não foi definido;…
Com a presença dos nove parlamentares, propostas foram aprovadas por unanimidade; Sessão também oficializou mudança…
A prisão do homem de 31 anos, foi realizada no bairro Padilha, em Taquara, enquanto…
Moradores convivem com mau cheiro de fezes há cerca de duas semanas, denunciam riscos à…
Problema ocorre mesmo após ação de retirada de materiais por parte da prefeitura
Em noite de celebração, troféus valorizaram o engajamento das escolas. Também foi anunciada a eleição…
This website uses cookies.