Geral

Projeto “Julho das Pretas” é aprovado no Legislativo caxiense

Em comemoração ao dia 25 de julho, o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, o Projeto de Lei “Julho das Pretas” foi aprovado em sessão ordinária no dia 21 de julho na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O mesmo é de autoria da vereadora Estela Balardin (PT) e tem como objetivo promover campanhas direcionadas à comunidade, principalmente, alcançar as mulheres negras e levando cultura à população caxiense.

(Vereadora Estela Balardin na tribuna da Câmara – Foto: Divulgação)

Representando a mulher negra no Legislativo caxiense, Estela Balardin retorna após uma pausa em virtude de sua saúde. Tendo aprovação de um projeto de cunho social em seu retorno, a parlamentar salienta a importância de se debater o assunto tão importante para a sociedade. “É uma questão que, estruturalmente, a gente sabe que condiciona, com que parte da população tenha sua vida muito mais precarizada na questão do acesso aos direitos, na questão da própria auto-estima, do orgulho de sua história, de suas raízes, de seu traço, de seu cabelo, como é o caso principalmente de nós mulheres negras. No dia 25 de julho se comemora o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, e foi comemorado pela primeira vez no Rio Grande do Sul na cidade de Caxias do Sul. Isso demonstra que nossa cidade tem esta cultura, e que isso é presente nas nossas vidas. A gente precisa falar mais sobre isso, dar mais visibilidade para que cada vez mais a gente avance e veja menos casos de racismo acontecendo, e vejamos mais mulheres negras se amando a cada dia”.

O projeto aprovado na Câmara segue agora para sanção no poder Executivo. Após, o Julho das Pretas deve ser lembrado anualmente na cidade, integrando o calendário oficial do município, onde serão promovidas campanhas, para sensibilizar e conscientizar a população quanto à necessidade de superação das desigualdades de gênero e raça, evidenciando também o protagonismo da mulher negra.  Além disso, no ano de 2021, foram realizadas atividades em alusão à data.

“Eu não posso deixar de dizer que um dos fatos que foi trazido fortemente durante o debate é a questão de haver segregação a partir de um projeto desse. É importante pautarmos que não. Que projetos assim trazem a valorização de temas como esse, para que a gente consiga alterar a estrutura da nossa sociedade, e quero reforçar bastante isso, que o racismo, infelizmente, é uma questão estrutural que a gente precisa vencer coletivamente. Caxias precisa enxergar que esse projeto é para todos nós. Quando a gente avança como sociedade, todos ganham melhores condições de vida e melhores direitos, a sociedade em si fica melhor”, finaliza a vereadora Estela.

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

23 minutos ago

Em pronunciamento nacional, Lula defende debate sobre fim da escala de trabalho 6×1

Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…

53 minutos ago

Homem é preso com cocaína e maconha em São Marcos

Indivíduo, de 32 anos, foi detido em flagrante com 26 porções de drogas

1 hora ago

Três pessoas são presas por porte ilegal de arma e jogos de azar em Caxias do Sul

Ações ocorreram no Kayser e no Centro; armas, munições e máquinas caça-níqueis foram apreendidas

2 horas ago

Atacante sofre fratura na mão e vira desfalque para o Inter

Técnico Roger Machado perde mais um jogador para o setor ofensivo

2 horas ago

Técnico Júnior Rocha poderá repetir time titular em segundo jogo à frente do Caxias

Contra o Figueirense, escalação pode ser a mesma que iniciou diante do Guarani

3 horas ago

This website uses cookies.