Geral

Projeto do Mercado Público de Caxias do Sul é encaminhado para à Câmara de Vereadores

A prefeitura protocolou nesta sexta-feira (15/09) na Câmara de Vereadores o projeto de lei complementar que autoriza o Poder Executivo a conceder os serviços de restauro, reforma, requalificação, gestão, operação, manutenção e conservação do Mercado Público Municipal Maesa e, entre outras providências, institui o Fundo Municipal de Restauração e Conservação da Maesa (Funmaesa).

A proposição reflete os estudos desenvolvidos, direta e indiretamente, pelo município, bem como os resultados das etapas de Consulta Pública e Audiências Públicas, realizadas no primeiro semestre. A implantação de um Mercado Público se destacou entre as sugestões apresentadas nestes instrumentos de participação social, sendo o ponto de convergência entre diversos atores. O relatório de readequação do projeto, as respostas às contribuições feitas em consulta pública e as atas das audiências públicas promovidas pelo Poder Executivo estão disponíveis no site da prefeitura.

Na exposição de motivos do projeto, o Executivo destaca o formato de concessão comum como instrumento adequado para esta finalidade, uma vez que o município não dispõe dos recursos necessários para a realização de obras e serviços de engenharia relativos ao restauro e reforma do Complexo Maesa, muito embora sejam de suma importância para a preservação do patrimônio histórico, desenvolvimento econômico, cultural e turístico de Caxias do Sul.

O próprio Plano de Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município (Lei Complementar n.º 589/2019) indica a efetivação de PPPs para a garantia da preservação e recuperação dos bens culturais, materiais ou imateriais, conforme art. 10, inc. XIII e art. 90, inc. II. De igual forma, a Lei de Proteção ao Patrimônio Cultural do Município (Lei n.º 7.495/2012) segue nesta mesma linha, autorizando o município a efetivar parcerias público-privadas para garantir a preservação e recuperação do patrimônio cultural.

Diretrizes para a concessão do Mercado Público

Os serviços e obras objeto da Concessão que se pretende autorizar deverão ser, necessariamente, pautados pelas seguintes diretrizes:

1. Resguardo do patrimônio histórico e cultural presente na Maesa, sendo as intervenções sujeitas às autorizações do órgão municipal competente

2. Acesso gratuito às áreas de uso comum do Complexo Maesa;

3. Obrigatoriedade de implantação do Mercado Público Municipal Maesa, considerando sua vocação para a representatividade da cultura e gastronomia local.

A concessão do Mercado Público Municipal Maesa considera uma área total de 13,1 mil metros quadrados, que abrange seis blocos, com acesso pela Rua Dom José Barea. O prazo previsto é de 20 anos. A concessão ocorrerá por licitação na modalidade concorrência, cujo critério decisivo será o maior valor de outorga. O empreendimento deverá, direta ou indiretamente, fomentar a atividade de expositores, artistas, artesãos, comerciantes e demais atores que contribuam com a materialização da finalidade cultural do equipamento público.

Funmaesa

O projeto do Executivo institui o Fundo Municipal de Restauração e Conservação do Complexo Maesa (Funmaesa), a fim de garantir recursos para a restauração, recuperação e/ou conservação das demais áreas do Complexo, que não integrantes da concessão. Todas as receitas decorrentes da concessão do Mercado, outorgas fixa e variável, deverão, obrigatoriamente, ser pagas ao Funmaesa.

O fundo também poderá receber doações públicas ou particulares, subvenções e auxílios, tendo por finalidade única a realização de medidas relativas à restauração, requalificação, conservação, manutenção e ocupação do Complexo Maesa. O Funmaesa será gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, a quem competirá a aplicação de seus recursos.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Confusão entre vizinhos por cão e gato termina com homem baleado em Caxias do Sul

Ocorrência foi registrada no bairro Campos da Serra; O suspeito de atirar fugiu e o…

16 minutos ago

Intenção de consumo de famílias gaúchas tem menor índice desde 2020

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) registrou 57,4 pontos…

22 minutos ago

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

Atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz assume cargo

52 minutos ago

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

1 hora ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

2 horas ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

2 horas ago

This website uses cookies.