Geral

PL sobre desinformação ganha impulso em 2024 em meio às eleições municipais

A possibilidade de fortalecimento da Proposta de Lei (PL) das Fake News em 2024, especialmente diante das eleições municipais, foi o ponto central de discussão no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina, realizado na capital paulista nesta terça-feira (5).

Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, afirmou que, embora o debate esteja em segundo plano no Congresso Nacional no momento, é provável que ressurja no próximo ano, à medida que as eleições municipais se aproximam. No entanto, ele expressou ceticismo quanto à eficácia das propostas que possam ser apresentadas.

Rená destacou que a pressão para abordar as fake news aumenta em anos eleitorais, mas ressaltou a necessidade de abordar a desinformação de maneira responsável, ágil e segura, em vez de buscar soluções fantasiosas.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) acrescentou que a eventual aprovação do Projeto de Lei 2.630 não encerrará a luta por melhorias no combate à desinformação e ao monopólio das grandes empresas de tecnologia. Ele enfatizou a importância de incluir na discussão a questão do financiamento do jornalismo público e plural.

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou que o governo apresentará uma proposta de financiamento nas próximas semanas, envolvendo entidades como a Fenaj e a Associação de Jornalismo Digital (Ajor).

Brant destacou medidas para combater a desinformação, incluindo a educação midiática, mencionando a primeira semana de atividades educativas em parceria com estados e municípios. Ele enfatizou o compromisso do governo federal em utilizar seu poder de convocação de maneira eficaz, incluindo a proposta de educação midiática na educação em tempo integral e a meta de formar 300 mil professores nessa área no Plano Plurianual (PPA).

Na esfera internacional, Brant ressaltou a recente declaração conjunta com a Alemanha sobre o combate à desinformação e ao extremismo, além de destacar que o Brasil trouxe recentemente para o G20 o debate sobre a integridade da informação.

O seminário continua com atividades nesta tarde e amanhã (6), com transmissão ao vivo no YouTube do Intervozes ou da Coalizão de Direitos na Rede.

*Com informações de Agência Brasil

PL

Luiza Fim

Curiosa pelo mundo e apaixonada em comunicar. Vieses e cotidianos caxienses.

Recent Posts

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

4 minutos ago

Estelionatário com mais de 90 passagens pela polícia é preso em Caxias do Sul

Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…

39 minutos ago

Mesmo com atuação fraca, Inter marca no final e vence o Maracanã-CE pela Copa do Brasil

Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…

43 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

2 horas ago

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe R$ 2 milhões para ampliação do serviço de cardiologia

A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…

3 horas ago

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

3 horas ago

This website uses cookies.