Geral

Projeto de Lei busca autorizar modelo de escola cívico-militar no RS

Apesar da decisão federal de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) – informada em ofício do Ministério da Educação (MEC) a secretários de Educação, na última semana –, alguns estados e municípios já optaram pela manutenção do modelo escolar.

No RS, foi protocolado o projeto de lei 344/2023, que autoriza o governo a instituir o Programa das Escolas Cívico-Militares no Estado. O objetivo é que a rede estadual agregue as 25 escolas nesse formato, que estavam sob o controle federal, às 18 escolas garantidas pelo governador Eduardo Leite, conforme foi informado em nota da Secretaria Estadual da Educação.

As secretarias de Estado de Educação e Segurança Pública serão responsáveis por manter o funcionamento das Escolas Cívico-Militares, cuja adesão é através de consulta pública junto à comunidade escolar. A proposição foi assinada pelos deputados Tenente Coronel Zucco, Capitão Martim, Eliana Bayer, Gustavo Victorino e Sérgio Peres.

A proposta apresentada implementa o programa, preferencialmente em instituições públicas estaduais que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O deputado estadual Capitão Martim argumenta que o modelo das Escolas Cívico-Militares deve ajudar a reduzir a violência nas escolas e promover a formação de cidadãos mais disciplinados.

O projeto prevê avaliação constante, para aferição do cumprimento de metas propostas; e delimita competências às secretarias de Educação e Segurança Pública. A listagem das competências pode ser conferida aqui.

Cpers critica decisão do Estado sobre o modelo

Em nota, nesta semana (em (17/7), o Cpers/Sindicato posicionou-se contrário à decisão do Estado de manutanção das escolas cívico-militares. O Sindicato dos educadores argumenta que “essa postura impede os princípios de igualdade e garantia de acesso à Educação de qualidade para todos os estudantes”. Acrescenta que a abordagem desvia o foco da Educação; e restringe a diversidade de práticas pedagógicas. Por isso, pede que o governador Eduardo Leite reavalie a decisão.

Porto Alegre e Taquara terão equipe militar

Para início em 2024, Porto Alegre prevê a abertura da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Carlos D’avila Paixão Côrtes (EMEF Laçador), na Vila Ipiranga, onde funcionava a Escola Estadual Dr. João Batista de Lacerda. A nova instituição será enquadrada na lei estadual 15.401, de 2019, que prevê monitores ligados à Brigada Militar como colaboradores da gestão escolar.

As obras de reforma foram uma contrapartida da construtora Cyrela Goldsztein, sem custos para a administração municipal. Assim, o prédio passou por melhorias, e atenderá mais de 300 alunos, de Pré-Escola (Jardim A e B) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), no formato de Ensino Integral. Já o nome homenageia o artista nativista Paixão Côrtes, falecido em 2018, e que serviu de modelo para a criação do monumento do Laçador.

Em Taquara, a escola cívico-militar do município vai ter continuidade. A prefeita Sirlei Silveira explica que os municípios seguirão recebendo recursos até o final deste ano. “Estamos trabalhando para manter a Escola Cívico-Militar de Taquara, que é motivo de orgulho para todos nós, por ser a única em turno integral do RS”, assinalou.

Conforme a secretária municipal de Educação, Carla Silveira, a gestão da cidade está estudando formas de acertar a contratação de militares para os próximos anos. “Mobilizaremos a bancada federal, para conquistar emendas que banquem o projeto”, revelou a dirigente, acrescentando que, neste 1º ano de funcionamento, a escola conquistou medalhas em jogos escolares; além de vagas no Cimol, principal escola técnica do Paranhana.

Leonardo Battocchio

Recent Posts

Confusão entre vizinhos por cão e gato termina com homem baleado em Caxias do Sul

Ocorrência foi registrada no bairro Campos da Serra; O suspeito de atirar fugiu e o…

19 minutos ago

Intenção de consumo de famílias gaúchas tem menor índice desde 2020

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) registrou 57,4 pontos…

24 minutos ago

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

Atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz assume cargo

54 minutos ago

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

1 hora ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

2 horas ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

2 horas ago

This website uses cookies.