Cerca de 40 feirantes devem ser afetados direta ou indiretamente com a mudança. (Foto: Angela Nadin/Divulgação)
Uma audiência pública nesta segunda-feira, dia 7, discute a situação dos produtores que fazem parte das feiras de Caxias do Sul. O encontro ocorre a partir das 19h30min na Câmara de Vereadores e tem como objetivo buscar alternativas aos produtores que serão impedidos de vender produtos como vinho, vinagre, aipim descascado, sabão e massas caseiras sem registro.
Segundo Rogério Bridi, um dos membros da Associação dos Feirantes de Caxias do Sul, ao menos 40 produtores serão afetados de forma direta ou indireta. Para ele, a sugestão do município, propondo que os pequenos produtores abram uma agroindústria para seguir vendendo os produtos é inviável. “Há uma indignação muito grande da nossa e dos consumidores da feira pelas medidas que nos foram impostas. Esse final de semana tivemos acesso à nova regulamentação, para abrir uma agroindústria, é praticamente inviável. Não tem como abrir uma agroindústria com base no que estão exigindo para nós”, reclama.
A coordenadora do Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (Copas-Poa), pertencente à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Marília Lima de Campos explica que a medida adotada pelo município ocorre por uma questão de lei. “A questão é quando entra a industrialização, que é quando entra algum tipo de manipulação. Pode ser um processamento, artesanal, mas mesmo assim há uma manipulação. E nesses casos o poder público precisa intervir por uma questão de saúde pública”, argumenta.
A proibição aos produtores passa a valer a partir do dia 15 deste mês. O agricultor que não fizer a regularização será impedido de vender o produto na feira, que atualmente conta com cerca de 120 produtores.
Foram 33 casos de mpox confirmados no Amazonas e 19 no Pará
Ocorrência foi registrada no bairro Campos da Serra; O suspeito de atirar fugiu e o…
O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) registrou 57,4 pontos…
Atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz assume cargo
Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…
A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete
This website uses cookies.