Geral

Produção de móveis no RS cai em setembro, mas acumulado do ano registra alta

Com uma alta de 3,6% entre janeiro e setembro deste ano, a produção das indústrias gaúchas de móveis experimentou preocupante solução em setembro, quando foi registrada queda de 2,2% em relação ao mês de agosto.

Os dados estão no relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil’, do IEMI – Inteligência de Mercado, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

O estudo também registra alta de 1,2% nos últimos doze meses de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Exportações aceleram

A boa notícia fica por conta das exportações. Em outubro, houve crescimento de 23,0%, resultando em US$ 21,2 milhões.

Santa Catarina (33,7%) e Rio Grande do Sul (32,9%) se destacam nas duas primeiras colocações, seguidas por São Paulo com 14,5% dos valores exportados e e Paraná com 13,2%. Os três estados do Sul do Brasil são responsáveis por 79,8% dos valores exportados em outubro de 2018.

Como países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul em outubro, o Peru está em primeiro lugar, com 16,5% dos valores exportados em outubro, seguido pelo Reino Unido com 13,7% e pelo Uruguai, com 12,4%.

No acumulado de 2018, de janeiro a outubro, os três estados da região Sul foram os maiores exportadores de móveis do Brasil. Juntos, Santa Catarina (39,7%), Rio Grande do Sul (27,2%) e Paraná (13,6%), totalizaram 80,5% das exportações brasileiras de móveis. Na região Sul apenas o estado do Paraná apresentou queda (-1,7%) no valor exportado nos 10 primeiros meses do ano frente ao mesmo período de 2017. Santa Catarina foi o estado que apresentou maior crescimento, 19,7%, seguido por Rio Grande do Sul, crescendo 5,7%.

 Consumo aparente

Quanto ao consumo aparente de móveis no estado do Rio Grande do Sul, o volume em setembro foi de 6,8 milhões de peças, queda de 3,5% com relação a agosto. No acumulado do ano até setembro houve alta de 2,5%.

Para o presidente da Movergs, Rogério Francio, o setor moveleiro ainda passa por altos e baixos durante 2018, reflexo de uma série de fatores ocorridos nos últimos anos e meses. “Apesar de em alguns meses registrarmos quedas na produção e venda, é importante ressaltarmos que no acumulado  do ano estamos fechando no azul, o que é muito bom para entrarmos em 2019 com boas expectativas. Não podemos deixar de exaltar os bons resultados das exportações, o que tem contribuído significativamente para a saúde financeira de muitas indústrias”, destaca.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Horóscopo para Quinta-Feira, 1 de maio: Mercúrio em Áries segue acelerando a comunicação

A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…

58 minutos ago

Duplicação da ERS-122 e novo viaduto vão transformar acesso norte de Caxias do Sul, projeta vice-prefeito

Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…

59 minutos ago

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

2 horas ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

2 horas ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

3 horas ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

3 horas ago

This website uses cookies.