Geral

Procura por regularização de título de eleitor está baixa em Caxias do Sul

Com a aproximação das eleições municipais em 2024, serviços como atualização de títulos, emissão da primeira via, alteração de cadastro, entre outros, devem ser realizados antes do período eleitoral. O prazo final para a regularização é 08 de maio, para as eleições programadas para ocorrer em 06 de outubro. A demanda para esses serviços, especialmente para regularização de títulos, está bastante baixa em Caxias do Sul, e o Cartório Eleitoral acende o alerta para o eleitor não ter maiores dores de cabeça ou enfrentar filas no final do prazo.

Conforme o chefe do cartório da 169º Zona Eleitoral, Edson Borowski, em Caxias do Sul são atendidos entre 50 e 60 pessoas por dia, sendo que o cartório tem capacidade de atendimento de 150 cidadãos diariamente. Esse é um publico bastante baixo para uma cidade com muito mais eleitores que precisam regularizar sua situação. “Estamos com atendimento bem abaixo de nossa capacidade máxima. Estamos a pouco mais de sete meses do prazo final, que é oito de maio. Esse é o último dia para qualquer alteração no cadastro eleitoral em função das eleições. Temos essa ilusão e esperança de que as pessoas não deixem para a última hora. Mas a gente precisa alertar a todos aqueles eleitores que precisam fazer alguma alteração desse tipo, que eles podem vir antes evitando aquele acúmulo lá no final do cadastro”.

A procura por emissão de novos títulos pelo público com idades entre 16 e 18 anos também está bastante baixa. Nessa faixa etária é muito importante ter o registro, apesar de jovens entre 16 e 17 anos não serem obrigados a votar, o ato se torna um importante instrumento de participação popular, e estimula o exercício da cidadania.

O eleitor que possui pendências em sua situação eleitoral podem regularizar na página do Tribunal Regional Eleitoral, indo na aba de atendimento e fazer a solicitação, também digitando ‘JE digital’ no Google, onde mostrará todos os serviços disponíveis. O primeiro documento pode ser, inclusive, encaminhado por meio digital. “Quem precisa fazer o primeiro título pode começar o atendimento na internet, temos um chat bot, um robô que encaminha para a página eletrônica, o JE digital. Acessando o (51) 2312 – 2015, manda um oi ali, esse número, ele já vai dar as opções que o eleitor precisa”, explica Borowsk. Apesar do processo para o primeiro título iniciar por meio digital, o futuro eleitor deve deslocar ao cartório eleitoral mais próximo para coletar a digital e realizar as fotos para o cadastro.

Para quem já vota regularmente e precisa atualizar alguma informação, sendo troca do local de votação, alteração de bairro, pode realizar diretamente pela internet e o sistema indicará se o eleitor necessitará ir ao cartório ou não.

O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul fica situado na rua Garibaldi, 596, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e possui 10 guichês com capacidade para atender até 150 cidadãos por dia.

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

24 minutos ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

47 minutos ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

2 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

3 horas ago

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

4 horas ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

5 horas ago

This website uses cookies.