Atividade ocorre nesta quarta-feira, a partir das 14h, na CIC. Foto: Mauro Teixeira
O Procon Caxias do Sul, o Procon RS, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal promovem o evento “O Mercado de Combustíveis em Pauta” nesta próxima quarta-feira, dia 06. A atividade inicia às 14h, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). A entrada é franca, aberta ao público, com inscrições feitas no local. O principal objetivo é esclarecer e debate a respeito dos combustíveis no país.
O evento contará com a presença dos Procons da Serra Gaúcha, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo da Serra Gaúcha (Sindipetro), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Sindicato das Empresas Distribuidoras, Comercializadoras e Revendedoras de Gases em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Singasul). Também marcarão presença autoridades das forças vivas, representativas e produtivas do Município. Os interessados em obter certificado deverão solicitar no dia do evento, quando da inscrição.
Aumento nos preços
Diante do aumento abusivo de preços em decorrência da greve, o coordenador do Procon, Luiz Fernando Del Rio Horn, dá dicas de consumo para minimizar os prejuízos. Conforme o coordenador, é fundamental que os consumidores evitem desperdício; ponderem a real necessidade da compra; barganhem, sempre que possível; e, havendo a necessidade de compra, inclusive com preço mais elevado que de costume, exijam nota fiscal com discriminação completa, sem esquecer das fotos de cartazes e etiquetas. “Com isso, o Procon, caso procurado, verificará se realmente o aumento é abusivo ou não. Confirmado o oportunismo, o órgão aplicará punição”, explica.
Especificamente no segmento de combustíveis, o Procon, desde o ano passado, intensificou a fiscalização dos postos no Município. “Isso permite dizer que, se nenhuma situação local de abuso de preços ocorreu, até o presente momento, deve-se em parte pela presença direta da fiscalização. Todos os 98 postos atualmente existentes foram visitados e revisitados de 2017 para cá”, salienta.
“É bom lembrar que o mercado e preços de combustíveis é livre e o Procon somente pode atuar quando comprovadas práticas irregulares, o que engloba situações de oportunismo de ocasião. A medida de redução para o diesel, proveniente da União, somente vai durar 60 dias e o monitoramento adequado exige estabilidade de preços, o que não se tem nos últimos tempos”, salienta Horn.
Para facilitar o acesso do consumidor ao Procon nesse tipo de demanda, foi criado na última semana um novo canal de comunicação no site da prefeitura, que fica na página do órgão.
Foram 33 casos de mpox confirmados no Amazonas e 19 no Pará
Ocorrência foi registrada no bairro Campos da Serra; O suspeito de atirar fugiu e o…
O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) registrou 57,4 pontos…
Atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz assume cargo
Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…
A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete
This website uses cookies.