Geral

Processos recuperados do alagamento no TRT-4 começam a ser digitalizados em Porto Alegre

Os magistrados, servidores e terceirizados trabalham diariamente na recuperação dos processos do Arquivo-Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) que foram atingidos pela enchente de maio. A água chegou a atingir quase três metros de altura no prédio localizado na Rua Provenzano, nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho, na Zona Norte de Porto Alegre.

O cronograma estabelecido está sendo cumprido com agilidade, mas também com segurança para os trabalhadores que executam as suas atividades. Além disso, com toda a cautela e cuidado necessários que esses processos precisam. O acervo inclui processos que, por seu valor histórico, receberam o selo “Memória Mundo” da UNESCO, sendo considerados Patrimônio da Humanidade.

A gente tem sido ágil, mas com muito cuidado. É um momento de muitos desafios, mas é bonito ver esse empenho do Tribunal da 4ª Região com a preservação e recuperação desses processos, atento ao dever constitucional de guarda dos mesmos e assim preservando a memória da Justiça do Trabalho”, destaca a juíza Anita Lübbe, integrante da Comissão de Gestão da Memória do TRT-4 e designada para coordenar as ações de recuperação do acervo, juntamente com o servidor Maurício Agliardi.

A magistrada lembra que o objetivo do trabalho é resgatar o processo físico, mas sobretudo a informação que nele consta.

E neste momento, o dever maior é a informação. Quando as pessoas nos procuram para obter registros para aposentadoria, por exemplo. Estamos num caminho muito promissor. O TRT-4 não está medindo esforços. Logo no início de maio, quando as águas subiram, comunicamos a vários órgãos e desde então temos recebido muito apoio dos mesmos, como Unesco, Arquivo Nacional, IBRAM, IPHAN e Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, CSJT, TST e CNJ. Essas orientações nos possibilitaram formar um plano de ação para recuperação dos processos que está em andamento, plano este, desde o início, com o acompanhamento direto do professor Eutrópio Bezerra e aconselhamento do professor Luis Fernando de Almeida, arquivista aposentado do TST”, ressalta Anita.

Dos cerca de três milhões de processos arquivados, aproximadamente um milhão ficaram submersos no alagamento. Quando a água baixou, além de molhados, estavam cobertos com uma camada fina de lama, material orgânico e até óleo. No dia 14 de junho, começou o trabalho de recuperação dos processos, com tratamento aquoso de todos os lotes atingidos pelas águas da enchente e a remoção para o galpão ao lado do Arquivo-Geral, previamente higienizado. No local, ocorre também a secagem e a desinfecção para posterior digitalização de alguns processos. Já no dia 20 de junho, ocorreu a digitalização do primeiro processo recuperado do alagamento do Arquivo-Geral. Todos os demais recuperados também passarão por essa etapa conforme oportuna análise de cada processo.

Com assessoria de imprensa

 

Diego Pereira

Recent Posts

Prazo para pagamento do IPTU 2025 com desconto é prorrogado em Bento Gonçalves

Contribuintes podem fazer o pagamento em cota única com 10% de desconto ou optar pelo…

8 minutos ago

Aos 116 anos, morre a gaúcha Irmã Inah, a pessoa mais velha do mundo

Nascida em 8 de junho de 1908, Inah era considerada a pessoa mais velha do…

39 minutos ago

Sindicato propõe modernização da Codeca com foco em sustentabilidade e valorização dos trabalhadores em Caxias do Sul

Representantes do SINDILIMP destacam necessidade de investimentos, nova estrutura organizacional e parque de máquinas menos…

53 minutos ago

Leite afirma que prioridade é a reconstrução do RS, mas sem abrir mão de candidatura à presidência

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Porto Alegre 90.7 FM, emissora do Grupo RSCOM, governador…

1 hora ago

Prédios públicos, pórticos e monumentos de Caxias do Sul vão receber iluminação cênica

Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…

2 horas ago

Ferrugem comemora 10 anos de carreira com show especial em Caxias do Sul

No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…

3 horas ago

This website uses cookies.