Geral

Primeiro grande protesto contra Javier Milei tem confronto entre manifestantes e policiais

Os argentinos foram às ruas da capital Buenos Aires nesta quarta-feira, 20, protestar contra as medidas econômicas do presidente Javier Milei. O policiamento foi reforçado nas ruas e estradas da cidade. Com autorização do Ministério da Segurança, os oficiais revistaram passageiros a bordo de transportes coletivos. Os manifestantes se dirigiram à praça principal Plaza de Mayo, em frente ao palácio presidencial. Eles exigem um maior apoio financeiro aos pobres. “É uma mobilização pacífica. Não queremos nenhum tipo de confronto”, disse Eduardo Belliboni, que lidera o grupo de protesto Polo Obrero, que convocou a manifestação, à rádio local. Apesar disso, houve confronto entre os manifestantes e policiais. O clima esquentou quando policiais tentaram levar as pessoas para a calçada, não permitindo o fechamento de vias da cidade.

Milei, que assumiu o cargo no início deste mês prometendo diminuir os gastos públicos, anunciou medidas abrangentes para reformar a economia da Argentina e reprimir as manifestações nos últimos dias organizada por grupos sociais que se comprometeram a opor-se à sua “terapia de choque”. Na semana passada, o presidente anunciou uma desvalorização de 54% do peso, corte nos subsídios à energia e aos transportes e cancelar licitações de obras públicas que ainda não começaram. Além disso, o mandatário anunciou o fechamento de alguns ministérios do governo que ele disse serem necessários para enfrentar a aguda crise econômica da Argentina.

Visando conter as manifestações, o governo argentino prometeu “punições severas” para manifestantes que fecharem às ruas durante o ato. A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, anunciou que as quatro forças federais argentinas estarão de prontidão para atuar durante os protestos, afirmando que as autoridades poderão atuar “de acordo com códigos processuais vigentes”, reforçando que eles poderiam prender em flagrante na hora da autuação.

O movimento também homenageia o 22º aniversário de um protesto contra o governo de Fernando de la Rua que 39 mortos, episódio que culminou com a renúncia do até então presidente. A ministra da pasta de Capital Humano do governo, Sandra Pettovello, anunciou por meio de um vídeo nesta segunda-feira, 18, que ‘piqueteiros’ – ou seja, manifestantes – que bloquearem as ruas da Argentina em protestos contra as medidas anunciadas pelo presidente deixarão de receber recursos de programas de assistência social. “Manifestar-se é um direito, mas circular livremente pelo território argentino para se dirigir ao local de trabalho também é. […] Os únicos que não receberão o benefício são aqueles que participarem de marchas”, afirmou.

Fonte: Jovem Pan

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

2 minutos ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

6 minutos ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

8 minutos ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

21 minutos ago

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

41 minutos ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

56 minutos ago

This website uses cookies.