Geral

Presidente do Imama é nomeada para o prêmio “União para o Controle Internacional do Câncer”

A presidente voluntária do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Maira Caleffi, foi indicada para prêmio internacional para personalidades que atuam no controle do câncer. A médica mastologista concorre na categoria da sociedade civil. Maira foi nomeada pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC, na sigla em inglês) por sua atuação, há 30 anos, em campanhas de conscientização sobre o câncer de mama.

Entre lideranças públicas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é um dos finalistas deste mesmo prêmio. O americano é mencionado por políticas implementadas na área da saúde quando senador e vice-presidente de Barack Obama, entre 2009 e 2017. A divulgação dos vencedores deve ocorrer entre 25 e 26 de outubro, em Boston (EUA), na Cúpula Mundial de Líderes do Câncer.

Maira Caleffi é paulista, mas mora em Porto Alegre desde criança. Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), exerce o cargo de presidente do Imama desde a fundação da instituição, em 1993.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, o câncer de mama foi a principal causa de mortalidade de mulheres com 18.068 óbitos em 2019. Além disso, foram 66.280 casos novos apenas em 2020 no país.No primeiro ano da pandemia, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e a Sociedade Brasileira de Patologia observou uma queda de de 50% a 90%, dependendo do serviço, das biópsias entre março e maio, afetando de 50 mil a 90 mil pessoas.

A médica classifica a situação de momento como uma “segunda pandemia”. Para a mastologista, a crise da Covid-19 fez com que as mulheres diminuíssem a procura por avaliações médicas. “Estávamos num processo de conquistas, tanto da população em geral quanto gestores públicos e profissionais de saúde em acreditarem no rastreamento. Houve uma queda geral nisso. A gente está falando da pandemia que se anuncia, mas também da pandemia dos cânceres, não só o de mama”, alerta Maira.

Com informações do G1

Imagem: Imama RS/Divulgação
Patricia Larentis

Recent Posts

Miolo recebe convidados para apresentar novos vinhos e seu quinto terroir

Do Vale dos Vinhedos aos pés da Cordilheira dos Andes, grupo lança novos rótulos e…

22 minutos ago

Suspeito de aplicar golpes em empresários de Garibaldi e Bento Gonçalves é preso em Goiás

Homem usava tornozeleira eletrônica e criava perfis falsos para extorquir vítimas; polícia apreendeu celulares, chips…

29 minutos ago

Guardas Municipais são denunciados por torturar motociclista durante abordagem em Vacaria

Segundo o promotor Gustavo Ritter, os guardas usaram força exagerada ao abordar o jovem, que…

1 hora ago

Incêndio de grandes proporções atinge ponte ferroviária desativada em Bento Gonçalves

Chamas consumiram materiais acumulados das enchentes na Linha Alcântara; origem do fogo ainda é desconhecida

3 horas ago

Motorista de Caxias do Sul morre em capotamento de caminhão na ERS-126, em Ibiraiaras

Condutor morreu no local após o caminhão que dirigia sair da pista e capotar na…

3 horas ago

Câmara aprova projeto que aumenta número de deputados

A proposta do relator é estabelecer o número de 531 deputados a partir de 2026. A…

4 horas ago

This website uses cookies.