Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
As fraudes no Pix causaram prejuízos de R$ 4,941 bilhões no acumulado de 2024, mostram dados do Banco Central obtidos pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O montante é 70% superior ao observado em 2023, quando foram registradas perdas de R$ 2,911 bilhões por causa de fraudes no sistema de pagamentos.
Os dados dizem respeito às devoluções de valores que foram solicitadas por usuários e instituições participantes do Pix após uma fraude ter sido constatada, mas que não puderam ser retornados. As razões para que uma devolução não seja efetivada incluem, por exemplo, o encerramento da conta do recebedor ou falta de saldo. Ao todo, 3,452 milhões de solicitações acabaram rejeitadas por esses motivos em 2024.
O BC foi procurado para comentar sobre o aumento das perdas com fraudes, mas não respondeu.
As notificações de fraudes no Pix têm crescido e ultrapassaram a média de 390 mil por mês em 2024, depois de terem atingido 216.046 por mês em 2023. Apenas em janeiro deste ano, último mês com informações, 324.752 notificações de fraude foram analisadas e consideradas procedentes pelas instituições.
Fonte: Estadão
Quem já tentou limpar uma grelha sabe o quanto aquela crosta de gordura e restos…
Quem nunca se viu enrolado com panos, esponjas, produtos e mais produtos tentando dar conta…
Depois de uma refeição caprichada, nada melhor do que uma sobremesa para fechar com chave…
Cortar melancia pode parecer simples, mas basta errar a técnica para transformar a fruta em…
Equipe de Bento Gonçalves aposta em trabalho físico e união do grupo para buscar o…
Sobrou arroz e você está sem ideias do que fazer com ele? Em vez de…
This website uses cookies.