Prefeito Adiló Didomenico (PSDB) se manifestou na abertura do ano legislativo nesta quinta (1) | Foto: Marcelo de Gregori/Câmara Caxias/divulgação
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul abriu, na manhã desta quinta-feira (1), os trabalhos do último ano legislativo do período atual (2021-2024). Antes do início da discussão de projetos, os parlamentares receberam, como é tradição, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) para exposição da situação do município e os planos do governo.
Este ano, a Câmara é presidida pela vereadora Marisol Santos (PSDB). Completam a Mesa Diretora o 1° vice-presidente Adriano Bressan (PRD), 2° vice-presidente Renato Oliveira (PCdoB), 1° secretário Felipe Gremelmaier (MDB) e 2° secretário Zé Dambrós (PSB).
Na tribuna, Adiló iniciou sua fala cumprimentando os vereadores, e ressaltando a importância do Parlamento e da independência dos poderes. Anunciou que o vereador Lucas Diel (PDT) passa o cargo de líder de governo para Tatiane Frizzo (PSDB). Ao lado dela, estará Elisandro Fiuza (Republicanos), como vice-líder de governo.
“O poder Legislativo tem seu papel fundamental na democracia e um impacto no progresso de nossa cidade. É a casa dos grandes debates e grandes ideias”, discursou.
O chefe do Executivo citou os desafios dos últimos anos, e emendou os feitos da administração nas áreas da saúde, segurança, tributária, cultura e infraestrutura.
“Chegamos neste momento com 87,76% das metas concluídas ou em andamento. Seguramente, será o plano de governo com o mais alto índice de execução da história recente do nosso município”, disse Adiló.
Para este ano, o prefeito revelou que o município pretende contratar um empréstimo de R$ 40 milhões para reparos, manutenções, pavimentação comunitária e zeladoria. Sem detalhar a proposta, Adiló confirmou que será encaminhado ao Legislativo um projeto que pede a autorização dos vereadores à iniciativa.
Além disso, sublinhou algumas das metas do poder Executivo, separadas por secretarias. Veja, abaixo, os principais pontos.
Conforme a Lei Orgânica Municipal, também deve ir à Câmara o secretário de Educação para apresentar o plano de metas do município para a área no respectivo ano letivo, que inicia dia 20 de fevereiro. Edson da Rosa, titular da pasta, esteve presente e detalhou números, ações, investimentos e obras em andamento.
A pauta da sessão inclui a apreciação do PL n° 71/2023, que institui o Dia Municipal do Doador Voluntario de Sangue; PL n°133/2023, que institui a Semana Municipal da Indústria Cervejeira e a Feira Nacional da Indústria Cervejeira; e o PL n° 2/2024, que dispõe sobre os Quadros de Pessoal de servidores da Câmara Municipal de Caxias do Sul. No grande expediente, estão inscritas as vereadoras Marisol Santos e Estela Balardin (PT).
De acordo com o Regimento Interno, o período legislativo se estende de 1º de fevereiro a 15 de dezembro. As plenárias ocorrem nas terças, quartas e quintas-feiras, às 8h30min, e podem ser acompanhadas presencialmente ou ao vivo pela TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais da Casa.
Um motociclista de aproximadamente 34 anos foi encontrado morto no início da madrugada desta terça-feira…
Mulher de 43 anos foi localizada no bairro Aparecida durante ação conjunta das delegacias de…
Abordagem da Força Tática flagrou o suspeito com drogas, dinheiro e um canivete sujo de…
Ocorrência é vinculada a uma apreensão realizada no dia anterior, e nenhum indivíduo foi localizado…
O belga Amuzu deve ser relacionado para jogo contra o Atlético Grau, no Peru
This website uses cookies.