Geral

Prefeitura de Caxias do Sul corta reajuste salarial e trimestralidade dos servidores públicos

A Administração Municipal de Caxias do Sul informa que entregou nesta sexta-feira (19/05) ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) a resposta aos pleitos relacionados à Campanha Salarial.

O ofício assinado pela Comissão de Negociação do Executivo destaca que ao Governo cabe servir ao cidadão e administrar com excelência os recursos públicos, custeando obras, serviços e políticas essenciais para a vida no município, e reforça o compromisso de trabalhar por uma cidade dinâmica e segura, que atenda a toda a população. Essas premissas são fundamentais na análise das demandas dos servidores.

“O atendimento aos compromissos com a comunidade e aos pleitos dos servidores não são contraditórios, mas uma situação não pode inviabilizar a outra. Neste sentido, desde o seu início esta administração tenta equacionar e equilibrar a prestação dos serviços públicos e os anseios dos funcionários municipais. A atual gestão busca constantemente aproximar-se das pessoas por meio de uma conversa franca e democrática. Trabalhamos para desburocratizar, promover a saúde e a educação para todos, imprimir o ritmo dos novos tempos, dotar a administração de ferramentas que possam dar celeridade aos processos e melhorar a qualidade de vida dos caxienses”, destaca o secretário de Recursos Humanos e Logística, Ronaldo Boniatti.

A arrecadação de Caxias do Sul não tem acompanhado, já há alguns anos, o aumento das demandas que recaem sobre o poder público. Em Saúde, o município investe mais de 25% do orçamento, 10 pontos percentuais acima da exigência constitucional. A rede municipal de ensino atende a mais de 45 mil alunos, entre eles 980 crianças de outras nacionalidades. *Na contramão da procura crescente pelas escolas públicas, os repasses do Fundeb caíram, em valores reais, 7,06% no primeiro quadrimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que o município está pagando mais e recebendo menos.*

A pandemia e a estagnação econômica ampliaram a busca pela assistência social e pelos serviços públicos em geral, ao mesmo tempo em que impactaram negativamente na receita.

A atual situação econômica do Município não comporta contemplar o pedido de reajuste de 15% feito pelo Sindiserv, tendo em vista a queda na receita, o aumento das despesas sociais e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. No primeiro quadrimestre do ano, a arrecadação do ICMS, principal receita do município, ficou 17% abaixo (em valores reais) em relação ao mesmo período do ano passado. Projetando-se para o término do exercício, ficaria em cerca de R$ 30 milhões aquém do orçado.

“Com a queda na receita e o aumento das despesas, sobretudo no âmbito social, um reajuste de 15% levaria a ultrapassar o limite prudencial de comprometimento de 51% da receita corrente líquida com a folha de pagamento”, alerta o secretário de Gestão e Finanças, Cristiano Becker da Silva.

Pelas mesmas razões, é inviável o repasse da trimestralidade. A administração mantém o propósito de revisar os vencimentos dos servidores, sem uma data e/ou período específico, mantendo-se a possibilidade permanente de diálogo, especialmente por conta dos reflexos que eventuais medidas adotadas pelo Governo Federal possam resultar em benefícios para o Município, comunidade e servidores.

Em setembro/22 houve a antecipação de 2%, e em janeiro/23, de 3,49%, perfazendo um total de 5,49%, correspondente à média do IPCA de 2022. Desta forma, salvo imprevistos, a próxima reposição das perdas inflacionárias está prevista para o início de 2024, tendo como base a média do IPCA do ano anterior.

O município não assiste passivamente a esse quadro de redução e busca incrementar a arrecadação dos recursos próprios geridos pela Secretaria da Receita. “A queda nos repasses federais e estaduais tem consumido o resultado positivo da arrecadação da Secretaria. A Receita segue os esforços para incrementar ainda mais as receitas próprias e, assim, diminuir a dependência do Município em relação aos repasses dos outros entes,” afirma o secretário Roneide Dornelles. Esse esforço, embora já apresente resultados, não permite aumentar o comprometimento com as despesas fixas.

Com relação à Reforma da Previdência, salvo alguma medida a ser adotada pelo Governo Federal, não será revista, embora possam ser feitas pequenas adequações.

“A realização desta reforma exigiu coragem e determinação inéditas na história administrativa de Caxias do Sul. Se esta mudança não tivesse sido realizada, o aporte do município ao fundo previdenciário em 2023 ultrapassaria os R$ 400 milhões, causando evidente prejuízo ao atendimento à população e atraso no pagamento dos salários de todos os servidores”, afirma Boniatti.

A administração considera fundamental neste momento a composição de um grupo de trabalho para estudar e debater a criação do Fundo Garantidor, conforme já amplamente divulgado quando dos debates envolvendo a Reforma.

O ofício encaminhado ao Sindiserv responde a todos os demais itens da pauta de reivindicações. Em atenção ao princípio da transparência que deve nortear o serviço público, o documento pode ser acessado pelos servidores e por toda a população. A Comissão de Negociação do Executivo Municipal mantém-se aberta ao diálogo e está à disposição para quaisquer dúvidas.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Sepultamentos de quarta (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

16 minutos ago

Cozinha Viva: Frango à parmegiana

Frango à parmegiana crocante com molho de tomate, queijo derretido e manjericão. Uma receita irresistível…

16 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 01 de maio

Hoje é o Dia Mundial do TrabalhoO santo do dia é São José Operário. A…

46 minutos ago

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

6 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

7 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

7 horas ago

This website uses cookies.