Geral

Prazo para pedir dispensa do Enade termina em 20 de janeiro

Até o dia 20 de janeiro está aberto o prazo para solicitar a dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O pedido deve ser feito por meio do Sistema Enade, pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência. Nas duas situações, é preciso comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital. O exame foi aplicado em 27 de novembro em todo o país.

Mesmo pedindo a dispensa da prova é necessário preencher o Questionário do Estudante. No rol de situações previstas como justificativas para se ausentar do exame estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, além de compromissos profissionais e privação de liberdade.

Estudantes que foram eliminados no dia do exame por descumprirem normas de segurança (como não desligar o celular durante a prova) não poderão solicitar dispensa de prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os casos de ausência por motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos respectivos coordenadores de curso. O Inep vai avaliar os casos de ausência por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado.

Solicitações

Além das solicitações de dispensa de prova, os coordenadores de curso ainda podem registrar, no Sistema Enade, declarações referentes a estudantes que não foram inscritos no período previsto; deixaram de ser informados pela instituição sobre sua inscrição; não tiveram indicação correta do polo de apoio presencial; não tiveram seu município de prova alterado em decorrência de mobilidade acadêmica; ou foram inscritos indevidamente.

Pedidos e análise

As pessoas com o pedido de dispensa deferido serão automaticamente regularizadas no que diz respeito ao Enade 2022, desde que não possuam pendências em relação ao Questionário do Estudante. A lista de regulares pode ser conferida, no Sistema Enade, pelos coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais.

O período de análise e deliberação sobre as solicitações vai até dia 27 de janeiro. Cabe ao coordenador de curso analisar os pedidos dos estudantes e, ao Inep, as solicitações realizadas pelas instituições.

Histórico

Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Fonte: Agência Brasil

Eduardo Garcia

Recent Posts

Três pessoas são presas com mais de 14 kg de maconha em Caxias do Sul

Em outra ação, homem de 70 anos foi preso por porte ilegal de arma em…

17 minutos ago

Homem é preso por receptação de carro com placa clonada em Farroupilha

Indivíduo estava na posse de um VW/Golf, furtado em Caxias do Sul

51 minutos ago

Detento é encontrado morto na Penitenciária de Bento Gonçalves

Paulo Eduardo Duarte, preso por crimes sexuais, foi localizado sem vida; Polícia Civil investiga circunstâncias…

1 hora ago

Inter reavalia meia Alan Patrick por desconforto muscular

Jogador é dúvida para jogo contra o Atlético Nacional, pela Libertadores

2 horas ago

Caxias enfrenta o Figueirense buscando se aproximar do topo da tabela

Equipe grená quer conquistar a primeira vitória fora de casa na Série C

2 horas ago

Invicto no Alfredo Jaconi, Juventude recebe o Atlético-MG

Após empate no último jogo em casa, equipe alviverde busca voltar a vencer

2 horas ago

This website uses cookies.