O Ibovespa opera em queda na tarde desta terça-feira (27), dando continuidade a baixa de 0,87% do pregão de segunda (26), dia de liquidez limitada e de movimento de realização de lucros.
Por volta das 14h10, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 0,29%, cotado aos 108.427 pontos, com investidores na expectativa da conclusão da equipe do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No exterior pregões reagem a expectativas relacionadas ao alívio de restrições contra a Covid na China. Ontem, as autoridades chinesas anunciaram que os requisitos de quarentena para viajantes que chegam ao país serão suspensos a partir de 8 de janeiro de 2023, dando mais um passo ao fim da política de zero-Covid. O governo também comunicou que o nível de severidade da Covid-19 deve se aproximar de uma doença respiratória comum.
Como consequência, mesmo em um dia negativo para o Ibovespa, a Vale (VALE3) opera em alta.
Além disso, os investidores globais ficam de olho em dados de estoque do atacado e do índice de preços do setor imobiliário nos EUA.
Destaques do dia
Por volta das 14h, AZUL4 liderava as quedas do dia, com variação negativa de 6,60%. O setor de turismo caía como um todo, CVCB3 e GOLL4 operavam no vermelho e recuavam 6,57% e 4,40%, respectivamente.
VIIA3 também caía 5,88%, com o setor de consumo novamente em queda, diante de preocupações domésticas, particularmente sobre o rumo da taxa de juros. PETZ3 e MGLU3 registravam baixa de 4,91% e 4,51%.
Ao contrário do Ibovespa, VALE3 registrava ganhos de 2,17% pelo segundo dia seguido, conforme os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça, com o preço de referência de Cingapura atingindo o maior nível em cinco meses depois que a China mudou as regras de quarentena, favorecendo o sentimento dos investidores.
O que acontece na semana?
Amanhã (28), os mercados devem seguir de olho no presidente eleito Lula, que deve anunciar mais nomes que vão compor suas equipes ministeriais a partir do próximo ano. Lula já definiu 21 ministros de um total de 37.
Julio Hegedus Netto, economista-chefe da Mirae Asset Wealth Management (Brazil) CCTVM, ressaltou, em comentário a clientes, que o mais importante sobre a composição da equipe será saber quais são os nomes fortes deste governo, os formuladores de políticas públicas e como será o terceiro mandato do governo, “mais parecendo um mix dos três mandatos e meio do PT no poder, sem falar nos ‘vícios’ preocupantes do passado, como o excesso de ‘aparelhamento da máquina’”.
Fonte: Money Times