Geral

Por causa da seca, 160 cidades gaúchas emitem decreto de situação de emergência

Chega a 160 o total de cidades que decretaram situação de emergência em razão da estiagem no Rio Grande do Sul. Conforme atualização da Defesa Civil, na manhã desta quarta-feira (25), outros 17 municípios já notificaram problemas à Defesa Civil e elaboram documentação para oficializar o decreto.

Do total de municípios, 53 tiveram situação de emergência homologada pelo governo gaúcho. Outros 53 tiveram a situação reconhecida pela União. No ano passado, a estiagem levou 336 prefeituras gaúchas, de um total de 497, a recorrerem à situação de emergência.

Nessa terça-feira, a Prefeitura de Porto Alegre publicou, em edição extra do Diário Oficial do município, um decreto de situação de emergência nas áreas com produção primária e que tenham sido afetadas pela estiagem na capital. O prefeito em exercício Ricardo Gomes explica que o decreto permite ao governo implementar, de forma mais rápida, medidas para auxiliar os atingidos pela escassez de água.

As perdas mais significativas ocorrem nos cultivos de hortaliças, flores, frutas e grãos. A pecuária também é afetada pela diminuição da qualidade das pastagens, enquanto a redução do nível de açudes prejudica a piscicultura. Os prejuízos estimados até o momento atingem R$ 4,1 milhões.

As principais culturas afetadas, conforme o relatório municipal, foram a do milho, com perdas de 80%; soja, com prejuízo de 31,4%; olerícolas como abóboras, morangas, pepino, tomate, berinjela, couve, brócolis, alface e rúcula, por exemplo, com queda de 50%; e fruticultura, com quebra de 30% nas safras de melão, melancia e figo. A estimativa é de que 120 famílias estejam entre as mais prejudicadas.

Com o decreto, ficarão dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.

De acordo com dados da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), metade das 20 cidades da Grande Porto Alegre e entorno, acompanhadas pela entidade, já encaminharam pedidos de estado de emergência em razão da estiagem.

Com informações da Rádio Guaíba

Fernando Levinski

Recent Posts

Casos de meningite em Bento Gonçalves geram alerta, mas Secretaria de Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

2 minutos ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

10 minutos ago

Perseguição termina em acidente e prisão de foragido em Caxias do Sul

O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…

23 minutos ago

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

1 hora ago

REFIS 2025: Arroio do Sal oferece parcelamento de dívidas em até 144 vezes com descontos especiais

Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…

2 horas ago

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

3 horas ago

This website uses cookies.