Geral

Ponto de Safra pode ser criado na Zona Norte, em Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) promoveu nesta segunda-feira (28) mais um encontro com os feirantes do Ponto de Safra. Também participaram técnicos e gestores da pasta. Um dos assuntos tratados durante a reunião, realizada na Câmara de Vereadores, foi a criação de um quarto Ponto de Safra na cidade.

Ponto de Safra – Zona Norte

O local exato ainda está sendo estudado por técnicos, mas deverá ser na Zona Norte, beneficiando moradores de, pelo menos, seis bairros. Atualmente, o Ponto de Safra é realizado em três edições, sempre às sextas-feiras, na Praça Dante Alighieri, Rua Treze de Maio e Rua Moreira César, junto à Praça da Bandeira.

O Ponto de Safra é uma modalidade em que os hortifrutigranjeiros são vendidos em porções pré-definidas e a um preço fixo. Atualmente, cada sacola custa R$ 3, sendo que o peso de cada produto varia semanalmente, de acordo com a cotação de preços divulgada pela Ceasa Serra.

“Queremos que sejam contemplados também moradores de bairros, que assim terão acesso a produtos da estação vendidos diretamente pelos produtores rurais”, destaca o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.

Criação da Associação de Feirantes

Outro tema discutido foi o processo de revitalização do Ponto de Safra. Segundo o diretor técnico de gestão da pasta, Fernando Vissirini Lahm dos Reis, as associações de produtores estão de acordo com as melhorias, bem como em atenção permanente com relação à qualidade e ao preço justo dos produtos. O conjunto de ações inclui a criação de uma Associação de Feirantes do Ponto de Safra, sendo que, o processo está em andamento.

“Os participantes aprovaram o calendário de comercialização anual, bem como a repaginação das bancas, com tamanho padronizado e uniformes para os feirantes. Para cobrir os custos, as associações de feirantes buscam possíveis parceiros na comunidade. Todas as ações estão sendo projetadas com vistas à satisfação dos consumidores e também dos feirantes, visando à qualidade dos produtos e do serviço oferecido”, explica o diretor técnico de gestão da pasta, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) também apresentou detalhes do Programa Alimenta Brasil(PAB, sucessor do Programa de Aquisição de Alimentos), que liberou recentemente uma verba de R$ 804 mil para Caxias do Sul. Em 2019, o Município havia deixado de receber os recursos da iniciativa, que compra hortifrutigranjeiros da agricultura familiar e repassa às entidades cadastradas no Banco de Alimentos.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

1º de Maio será de tempo firme e temperatura agradável no RS

Maio deve ter chuva abaixo da média, segundo a MetSul

27 minutos ago

Sepultamentos de quarta (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

57 minutos ago

Cozinha Viva: Frango à parmegiana

Frango à parmegiana crocante com molho de tomate, queijo derretido e manjericão. Uma receita irresistível…

57 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 01 de maio

Hoje é o Dia Mundial do TrabalhoO santo do dia é São José Operário. A…

1 hora ago

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

7 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

7 horas ago

This website uses cookies.