Levada pela cheia do Rio das Antas, a Ponte de Ferro, na ERS-448, ligava Nova Roma do Sul a Farroupilha (Foto: Prefeitura de Nova Roma do Sul)
Na noite desta quarta-feira (11), a Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul promoveu um encontro com mais de 100 participantes. Sendo que na oportunidade, a associação apresentou o cronograma de reconstrução da ponte que liga o município à Farroupilha, pela RS-448. As águas derrubaram a ponte do Rio das Antas no dia 4 de setembro. A estrutura era a principal ligação entre os dois municípios, afetando a economia e serviços básicos como saúde e educação.
Conforme o presidente da associação, Tranquilo Tessaro, a expectativa é começar a obra entre o final de novembro e o começo de dezembro, sendo que todas as etapas técnicas serão respeitadas. Segundo ele, as primeiras peças de aço devem ser entregues em Nova Roma no começo do mês de novembro. Tessaro afirmou que a meta é conseguir R$ 6 milhões, sendo que 20% desse valor já está garantido.
O projeto prevê a reconstrução da ponte, ainda que em caráter provisório, no mesmo local da que caiu devido a força das águas da enchente do Rio das Antas no inicio de setembro. Conforme o cronograma, a inauguração da ponte está prevista para o dia 31 de janeira de 2024. Além de passar pelo mesmo trajeto da ponte de ferro, a obra privada vai reproduzir o estilo da antiga construção, datada de 1930.
A intenção da associação é que a obra se torne um ponto turístico no futuro. Sendo que o Estado prometeu construir uma ponte definitiva. Até lá, a ponte provisório deve atender a uma necessidade importante do município: o escoamento da safra da uva, a partir do fim de janeiro.
Para o tesoureiro da entidade, Heleno Pasuch, que também é empresário na cidade, é muito importante o apoio da imprensa nessa mobilização. “Nós criamos a associação. A mobilização já começou desde o dia que a ponte caiu. Foi um choque muito grande. Ninguém esperava que a ponte fosse cair. Nosso hospital de referência é o São Carlos em Farroupilha. Uma viagem de 40 minutos vai para quase duas horas”, disse Pasuch. Outro ponto que preocupa os moradores é a dificuldade de escoamento da produção de uva, entrada de ração e saída de animais.
Os membros da Associação estão determinados a trazer de volta à vida uma parte fundamental da história local. A réplica da Ponte de Ferro, que terá sua conclusão prevista em apenas 140 dias de trabalho, pretende replicar com precisão a estrutura original que atravessava o Rio das Antas. Esta ponte terá uma capacidade de carga de até 45 toneladas, garantindo sua funcionalidade tanto para veículos leves e pesados.
Presidente: Tranquilo Tessaro
Vice Presidente: Nestor Marmentini
1º Secretario: Pe. Gerson Bartelli
2º Secretario: Gilson Tochetto
1º Tesoureiro: Heleno Pasuch
2º Tesoureiro: Jhony Marin
Diretora Social: Odete Bortolini
Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…
Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…
É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…
A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades
Você abre a porta da geladeira e é surpreendido por aquele cheiro esquisito, meio azedo,…
Poucas plantas carregam uma aura tão simbólica quanto a árvore-da-felicidade. Com folhas exuberantes e aparência…
This website uses cookies.