Geral

Policiais da reserva passam por treinamento para atuarem na segurança de abrigos no Rio Grande do Sul

Os policiais que se inscreveram no edital de chamamento para membros da reserva iniciaram treinamento no sábado (11), visando reforçar a segurança dos abrigos no Rio Grande do Sul. A iniciativa integra o Programa Mais Efetivo (PME), que busca o apoio de policiais militares da reserva para atuarem em situações que demandem maior contingente.

O edital abriu mil vagas para ex-integrantes da Brigada Militar (BM) do Rio Grande do Sul, permitindo que retornem às atividades por um período inicial de 90 dias, com possibilidade de prorrogação. Durante o final de semana, os inscritos participaram de um curso de atualização, abordando protocolos de atendimento em diversos casos.

Temos uma quantidade considerável de abrigos que exigem policiais para atender à comunidade gaúcha. As pessoas nos abrigos vão receber a ajuda desses policiais do PME que estão retornando. Os policiais que já se apresentaram passaram por um rápido treinamento, e diante da demanda, devem estar prontos no domingo. Eles começam trabalhar na tarde de segunda-feira (13)”, afirmou o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Luigi Pereira.

Para serem considerados aptos, os militares precisam satisfazer certos requisitos definidos no edital e completar o curso de atualização. No primeiro dia, os selecionados assistiram a aulas teóricas sobre temas como violência doméstica conforme a Lei Maria da Penha, saúde mental, Novo Regimento da Brigada Militar, policiamento antirracista e instruções para utilizar o aplicativo BM Mob, usado para registrar ocorrências e atos administrativos. Já no segundo dia, os militares passaram por treinamento e prova de tiro, para se adaptarem ao armamento atual.

Devido ao número de inscrições abaixo do esperado no primeiro prazo do edital, a BM reabrirá o formulário de inscrição. A partir de segunda-feira (13/5), os policiais que enfrentaram dificuldades ou que não tiveram conhecimento do edital durante o prazo inicial poderão se inscrever para participarem do PME, conforme explicou o coronel Luigi Pereira.

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Sol e elevação das temperaturas: veja como fica o tempo durante o final de semana no RS

O frio dos últimos dias vai embora e as máximas são podem se aproximar dos…

1 hora ago

Sepultamentos de sexta (2) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

1 hora ago

Viva com Saúde – 03/05/2025 – Febre reumática

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre febre reumática. A febre reumática é…

2 horas ago

Cozinha Viva: Bruschetta de tomate e manjericão

Receita fácil de bruschetta de tomate com manjericão e alho. Entrada crocante, saborosa e perfeita…

2 horas ago

Mensagem do dia: Você é mais forte do que pensa

Olhe para dentro de você. Olhe para dentro do seu coração. Agora, o que você…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 03 de maio

Hoje é o Dia Mundial da Liberdade de ImprensaO santo do dia é São Filipi.…

2 horas ago

This website uses cookies.