Geral

Polícia Civil prende mandantes de crimes em três cidades do RS

O Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 7, a operação Epsilon com o objetivo de cumprir dez mandados judiciais de busca e apreensão e outros três mandados de prisão no bairro Restinga, em Porto Alegre, além de Capão da Canoa e na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) em Charqueadas.

A ação foi comandada pelo titular da 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (4ª DPHPP), delegado Rodrigo Pohlmann Garcia. Os alvos foram os envolvidos na execução de um indivíduo morto a tiros na madrugada do dia 16 de maio deste ano no beco 8 da rua Treze de Maio, no bairro Restinga.

Entre os presos na ação está o mandante do crime. Trata-se de um apenado que exerce a liderança de uma facção criminosa que atua na região do bairro Restinga. Ele determinou a execução da vítima por meio de uma ligação de telefone efetuada no momento do crime. O detento cumpre pena há cerca de 16 anos na PEJ, mas permanece ativo no comando do narcotráfico na área.

O segundo alvo, apontado como um dos executores da vítima, também encontra-se recolhido na PEJ, após ter sido detido em flagrante por tráfico de drogas no dia 23 de junho passado, 38 dias depois do homicídio. Já o terceiro investigado não foi localizado e está foragido. “Há possibilidade de que outros indivíduos tenham participado do homicídio”, observou o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia.

CONFIRA AS INVESTIGAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL

“Os envolvidos foram até a residência da vítima e a chamaram, pediram que ele saísse de dentro da residência e que abrisse o portão, pedido o qual ele se negou atender, em seguida um dos envolvidos sacou uma pistola e, atendendo a determinação da liderança, efetua diversos disparos na vítima”, relatou o titular da 4ª DPHPP.

“A execução foi realizada na frente da genitora da vítima, de sua esposa e filho pequeno, os quais foram ameaçados de sofrerem o mesmo fim, se algo fosse revelado à polícia. No outro dia, indivíduos da mesma facção estiveram na residência e expulsaram toda a família, a qual acabara de voltar do enterro da vítima”, contou.

“Apenas foi permitido pegarem roupas que o filho pequeno usava, o restante foi furtado pela facção, inclusive, se apoderaram dos animais de estimação que a família possuía e que pertenciam à vítima, cinco cavalos, bem como ficaram com a receita do recolhimento de latinhas, entre outros objetos, que haviam na casa e que servia para o sustento da família”, acrescentou o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia. A investigação da 4ª DPHPP apurou que “a vítima não queria mais se envolver com o tráfico de drogas, algo que não é aceito pelo grupo criminoso”.

A operação contou com o apoio das outras DPHPPs da Capital, da Delegacia de Desaparecidos, da DP de Capão da Canoa e da Brigada Militar, cujo efetivo atua na PEJ.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

REFIS 2025: Arroio do Sal oferece parcelamento de dívidas em até 144 vezes com descontos especiais

Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…

1 hora ago

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

2 horas ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

2 horas ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

2 horas ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

2 horas ago

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

3 horas ago

This website uses cookies.