Geral

Polícia Civil localiza laboratório de refino de drogas em sítio de São Sebastião do Caí

A Polícia Civil localizou, na madrugada de quinta-feira (10/8), um laboratório de refino de drogas em um sítio na cidade de São Sebastião do Caí e prendeu dois homens em flagrante. Também foram apreendidos 82kg de maconha, 44kg de cocaína, 12 kg de crack, R$ 5 mil em dinheiro, cadernos de anotação, ceduleira, cinco telefones celulares e um veículo. A ação foi desencadeada pela 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) após dois meses de investigações.

Segundo o Delegado Gabriel Borges, as apurações iniciaram após uma série de trabalhos desempenhados ao longo do ano e que resultaram na apreensão de mais de 600kg de crack e cocaína que seriam distribuídos na região metropolitana de Porto Alegre. Com o aprofundamento da investigação, foi possível constatar que grande parte desta droga estava sendo refinada em um sítio na região carbonífera. Após a submissão aos processos químicos, a droga era multiplicada e distribuída no Estado.

A investigação conseguiu identificar o homem que comparecia no sítio e depois fazia as entregas das drogas. Nesta madrugada, foi recebida a informação de que ele receberia uma grande quantidade de entorpecentes. Desta forma, foi feito o seu monitoramento e acompanhamento. Ele foi abordado logo após deixar o local em um veículo. No interior do automóvel, foram apreendidos 5 kg de crack, 9 kg de cocaína e 50 kg de maconha. O condutor foi preso em flagrante.

Polícia Civil localiza laboratório de refino de drogas em sítio de São Sebastião do Caí

Laboratório em sítio

Na sequência, foi feito o ingresso no interior do sítio. Com auxílio dos cães farejadores do Denarc, foram localizados diversos tonéis enterrados com o restante da droga apreendida. Um segundo homem que estava no imóvel, responsável pelo processo químico do entorpecente, também foi preso em flagrante.

No local, também foram recolhidos diversos insumos e compostos químicos, como cafeína e tetracaína, balanças, prensa hidráulica, material para embalar a droga, bacias, liquidificadores, bem como produtos estéticos e medicamentos a serem adicionados nos entorpecentes, como acetona, analgésicos e antibióticos. O prejuízo ao crime organizado é estimado em aproximadamente R$ 2 milhões.

O Delegado Gabriel Borges destaca que a localização de laboratórios de produção de entorpecentes é um trabalho de suma importância realizado pelo Departamento, pois desarticula toda uma cadeia produtiva do crime organizado e revela o quão nocivo à saúde humana é a produção destas drogas, com a utilização de compostos químicos pesados, medicamentos controlados e produtos de ordem estética.

A investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros da facção criminosa. Ambos os presos, com antecedentes criminais, foram conduzidos ao sistema carcerário.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Empresárias são homenageadas na 21ª edição do Mérito Empreendedora da CIC Caxias

Evento reconheceu quatro líderes femininas nas áreas da indústria, comércio, serviços e educação em noite…

35 minutos ago

Gato pode mesmo tomar leite? Descubra os riscos e benefícios

Durante muito tempo, a imagem clássica de um gatinho lambendo um pires de leite ficou…

1 hora ago

Polícia Civil realiza operação contra facção que lavava dinheiro com aluguel de imóveis no Litoral do RS

Mandados foram cumpridos em Canoas, Alvorada, Portão, Arroio dos Ratos, Charqueadas, Tramandaí, Imbé, Capão da…

1 hora ago

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Veja como lidar com isso

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Descubra o que isso significa e como lidar com…

2 horas ago

Diocese de Caxias do Sul cria comissão para combater abusos sexuais

Iniciativa busca trabalhar de forma preventiva e facilitar a realização de denúncias sobre possíveis abusos…

2 horas ago

Arroio do Sal implementa serviço de aviso sobre marcação de consultas pelo WhatsApp

Outra novidade é que mais três médicos clínicos passam a fazer parte do Posto 24h

3 horas ago

This website uses cookies.