Geral

Polícia Civil investiga golpista que enterrou retroescavadeira de empresário de Vacaria

A Polícia Civil, através da DP Vacaria, continua investigando as condutas de um homem de 60 anos, o qual, segundo depoimentos de vítimas e testemunhas, tentou ludibriar empresários de Vacaria para adquirir capital de uma empresa, e  se apropriou de uma retroescavadeira e de um caminhão, passando a exigir valores para devolver.

Nesse meio tempo, enquanto extorquia, o homem enterrou o caminhão e a retroescavadeira em sua propriedade rural em Monte Alegre dos Campos, mentindo ao proprietário que a máquina e o caminhão estavam em poder de terceiros, longe do local. O empresário de 70 anos, que prefere não ter o nome informado, contou que foi procurado, em fevereiro deste ano por este homem, que gostaria de ser sócio da sua fábrica de tijolos e cerâmica, e dizia realizar serviços de terraplanagem em Vacaria.

Ele informou que gostaria de comprar a parte de outro sócio mas, antes de fechar o negócio, queria conhecer a empresa. De início o empresário não desconfiou e permitiu que o homem circulasse pelas instalações da olaria, conhecendo a rotina da empresa. Depois de obter a confiança, o suposto golpista pediu uma retroescavadeira emprestada para abrir um açude em uma propriedade em Monte Alegre dos Campos. Passando então, a exigir valores para devolver.

Conforme a vítima, por ser enganado por um longo tempo e estar cansado, ele autorizou que dois funcionários negociassem com o golpista. Uma entrega de R$ 30 mil em tijolos foi feita para obter os dois equipamentos de volta, mas apenas o caminhão foi devolvido. O estelionatário pedia mais R$ 30 mil em espécie ou  tijolos, para devolver a máquina.

Após receber o caminhão em estado deplorável percebeu-se que o veículo estava enterrado. Com essa evidência, o empresário procurou a Polícia Civil na última sexta-feira, 26, e informou o local onde a máquina poderia estar. A Polícia obteve um mandado cível para acessar a propriedade rural, onde foram feitas buscas e, também encontrada enterrada, a retroescavadeira.

O Inquérito não está concluído ainda, mas estão sendo investigados condutas que podem se adequar a crimes de estelionato, apropriação indébita, dano qualificado e extorsão. Ao final, o Delegado Anderson Silveira de Lima, responsável pelas investigações, emitirá boletim com as conclusões.

O mesmo investigado foi denunciado na Polícia por um proprietário de prédio na AV Juscelino Kubitschek de Oliveira (BR 116 – Vacaria), por ter falsificado documentos na aquisição do imóvel, apresentando comprovante falso de pagamento.

O homem tem antecedentes policiais por estelionatos, furto qualificado, crimes ambientais, dentre outros.

Matéria em atualização. Logo teremos mais informações.

Juliano Dotto

Recent Posts

Mensagem do dia: Você é mais forte do que pensa

Olhe para dentro de você. Olhe para dentro do seu coração. Agora, o que você…

30 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 03 de maio

Hoje é o Dia Mundial da Liberdade de ImprensaO santo do dia é São Filipi.…

30 minutos ago

Região Norte do Brasil registra casos de mpox; RS acende alerta

Foram 33 casos de mpox confirmados no Amazonas e 19 no Pará

6 horas ago

Confusão entre vizinhos por cão e gato termina com homem baleado em Caxias do Sul

Ocorrência foi registrada no bairro Campos da Serra; O suspeito de atirar fugiu e o…

7 horas ago

Intenção de consumo de famílias gaúchas tem menor índice desde 2020

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) registrou 57,4 pontos…

7 horas ago

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

Atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz assume cargo

8 horas ago

This website uses cookies.