Geral

Plano de segurança das barragens de Caxias do Sul está em fase final

Uma regulamentação instituída pela Lei Federal nº 12.334/2010 define que os municípios implementem sistemas de segurança de barragens, visando conceder segurança em eventuais casos que possam ocorrer acidentes com danos materiais e humanos. Em Caxias do Sul o processo é realizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), e teve sua fase inicial ainda no ano de 2021. O plano estabeleceu estudos de ruptura, vistorias, modelagens de ondas, dentre outros procedimentos nas barragens Marrecas, Faxinal, Maestra, São Miguel/São Paulo/São Pedro, Samuara, Santa Helena e Galópolis.

A autarquia investiu mais de R$ 860 mil para a elaboração do projeto e a empresa a Hydros Engenharia foi destinada para a execução do trabalho inicial de estudos que concluiu todos os passos. Agora, o plano será novamente avaliado para ter base se alguma barragem precisa de ajuste ou se o estudo está dentro dos parâmetros.

O presidente do Samae, Gilberto Meletti, destaca o que esse projeto representa para autarquia e para a população. “Representa a segurança, e nós temos que ter. Nossas barragens são grandes e tem a necessidade de estar sempre em condições, e nós temos algumas barragens que podem afetar, inclusive, área residencial, como a Dal Bó, que é uma represa antiga e tem a população. Então a gente tem que ter a segurança de que aquela barragem está perfeitamente adequada, com segurança para evitar acidentes”.

Neste programa também integra o Plano de Ação de Emergência, uma espécie de protocolo para situações de risco iminente nas barragens como a implantação de sistemas de alarme sonoro, sinalização de caminhos de saída e pontos de encontro em caso de emergência e, inclusive, prevê a realização de simulações, em parceria com a Defesa Civil.

A revisão do planejamento apresentado pela empresa tem prazo para até outubro de 2022.

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Motociclista fica ferido em acidente no ‘Trevo da Santa’, em Farroupilha

Homem de 67 anos conduzia uma Honda 250R. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital…

19 minutos ago

Família morre em colisão entre carro e caminhão na BR-386, em Soledade

Casal, irmão e idosa de 84 anos seguiam viagem quando bateram de frente com caminhão;…

1 hora ago

Horóscopo para Quinta-Feira, 1 de maio: Mercúrio em Áries segue acelerando a comunicação

A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…

2 horas ago

Duplicação da ERS-122 e novo viaduto vão transformar acesso norte de Caxias do Sul, projeta vice-prefeito

Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…

2 horas ago

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

3 horas ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

4 horas ago

This website uses cookies.