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Piratini pede novos estudos antes de conceder bloco de rodovias que inclui a ERS-118

O Governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira (31), que dará um passo atrás no processo de concessão do bloco de rodovias que inclui a ERS-118. A ideia, que se tornou pública no ano passado, enfrenta a resistência de parte da população – que vê com maus olhos a possibilidade de instalação de praças de pedágio na estrada.

Inicialmente, o Palácio Piratini projetava a publicação do edital que viabilizaria o leilão para o primeiro trimestre. Agora, o projeto – abrange 40,7% da população gaúcha, em sua zona de influência – volta à estaca zero, para a reavaliação de viabilidade. O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) admite que a ERS-118 pode até ser retirada do bloco.

“Uma das possibilidades que o estudo poderá apontar é justamente esta. Ele é amplo. O bloco se sustenta sem a ERS-118? Talvez possamos entender que o bloco pode seguir sem ela. Neste caso, poderíamos criar um novo lote, ou até conceder a rodovia em separado”, afirma o chefe do Executivo gaúcho.

Também fazem parte do chamado Bloco 1 de concessões as ERS-239, ERS-474, ERS-040, ERS-115, ERS-235, ERS-446 e a ERS-020. Dentre as hipóteses que serão analisadas está a instalação de apenas uma praça de pedágio na ERS-118, entre Viamão e Gravataí, ou duas – com outro ponto de cobrança entre Gravataí e Sapucaia do Sul.

“Ali há características diferentes, por ser uma rodovia próxima a um trecho metropolitano. Também há a discussão de um trecho duplicado com recursos públicos, e um outro que não foi feito. Estamos voltando à prancheta para apresentar alternativas, em, no máximo, 90 dias”, explica o secretário de Parcerias do Rio Grande do Sul, Leonardo Busatto.

Em março, o coordenador do Movimento RS-118 Sem Pedágio, Darcy Zottis, protocolou uma ação popular para retirar a rodovia da lista de estradas que serão repassadas à iniciativa privada. Ele defende que a instalação de uma praça de pedágio na região vai inibir novos investimentos e expulsar empresas já instaladas naquela região.

Novidades

O Piratini também atualizou a situação dos demais lotes de rodovias que serão concedidas. O chamado Bloco 2, que compreende as ERS-135, ERS-324, ERS-129, ERS-130, RSC-454, ERS-128 e a BRS-270, terá o edital publicado no mês de junho. O leilão será realizado na B3, e prevê R$ 4,12 bilhões em investimentos nos 30 anos de contrato.

Já o Bloco 3, arrematado em abril, está com o contrato em fase de elaboração. O lote tem trechos de seis estradas (ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BRS-470), que vão receber R$ 3,4 bilhões em investimentos nas próximas três décadas. Somadas, as rodovias envolvidas no negócio contam, atualmente, com nove praças de pedágio.

Fonte: Rádio Guaíba 

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

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