Foto: Arquivo / Agência Brasil
A Polícia Federal (PFF) deflagrou nesta sexta-feira (26) a Operação Capture the Flag, com o objetivo de desarticular a organização criminosa ORCRIM, especializada na invasão de sistemas informatizados de órgãos públicos para fins de exposição indevida de dados privados de servidores e autoridades públicas.
A ação acontece no Rio Grande do Sul e no Ceará. Cerca de 20 policiais federais cumprem 3 mandados de busca e apreensão.
Integrantes do grupo hacker investigado obtiveram e expuseram dados pessoais de mais de 200 mil servidores e autoridades públicas, com o objetivo de intimidar e constranger instituições e vítimas.
Segundo a apuração, a ORCRIM teria invadido sistemas de universidades federais, prefeituras e câmaras de vereadores em cidades do RJ, PR, GO e RS; de um governo estadual e de diversos outros órgãos públicos. Somente no RS, foram mais de 90 instituições invadidas pelos hackers.
Há indícios, ainda, da prática de outros crimes cibernéticos por parte do grupo, como compras fraudulentas pela internet e fraudes bancárias.
A investigação se concentra na apuração dos crimes de invasão de dispositivo informático, corrupção de menores, estelionato e ORCRIM.
Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…
O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias
Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…
A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…
O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…
É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…
This website uses cookies.