Geral

Pesquisadoras de Bento Gonçalves contam experiência de visitar diversas vinícolas pelo Brasil

Em outubro de 2021, a sommelier Deise Costa e a enóloga Michele Cordeiro iniciaram uma nova e, ao mesmo tempo, desafiadora jornada: percorrer o Brasil e conhecer 100 vinícolas pelo país. Após, a dupla registraria tudo o que vivenciaram, e também os dados que obtiveram, em um livro.

De carro, elas viajaram mais de 23 mil quilômetros. Agora, de volta a Bento Gonçalves, relembram as suas histórias em entrevista ao Grupo RSCOM.

“Essa expedição foi voltada totalmente para o vinho. Porém, as duas malucas não se contentam só com uma taça de vinho na mão, e acabamos visitando fazenda de cacau, vários outros lugares que compõe a boa mesa. Então nós acabamos juntando toda essa ramificação do ‘bon-vivant’, daquela pessoa que quer curtir a vida, com as boas coisas da vida. Percorrendo dez estados mais o Distrito Federal. Então foi feito tudo isso, 23 mil quilômetros com carro e duas malucas”, comenta Deise.

Antes mesmo de embarcarem, as duas amigas elaboraram roteiros de viagem, paradas, locais para comer, descansar e, também, passear. A meta inicial era terminar o trajeto em abril de 2022, mesmo assim, elas não se chateiam pelo atraso.

“É um sentimento de realização para a gente. Foi um sonho, muitas pessoas gostariam, com certeza, de estar no nosso lugar, de poder estar fazendo o que a gente fez, de conhecer o Brasil da maneira que a gente conheceu, porque é diferente de pegar um avião e ir até o lugar. A gente conheceu cidadezinhas que talvez a gente jamais conheceria. Vimos realidades que talvez a gente jamais veria. Então, a gente almoçou com famílias que talvez a gente nunca pensaria em colocar no roteiro. Mas a gente teve essa oportunidade, né? A gente criou ela. Então é muita realização, mesmo.” destaca a enóloga.

(Foto: Günther Schöler)

Durante a viagem, Deise e Michele já iniciaram a escrita do livro, o qual era um dos grandes focos de percorrer 100 vinícolas pelo Brasil. “Esse livro está sendo escrito, foi escrito na estrada, dentro do carro, no hotel, toda aquela coisa de estrada, mas tem muito ainda para se fazer. Tem que ser revisado umas 250 vezes, porque a gente está lidando com dados, com nomes, com referências. Então ele tem toda a parte de finalização que vai demorar um pouquinho. Pretendemos lançar em setembro. E ainda temos algumas vinícolas que ficaram para trás, porque em função de datas a gente não conseguiu marcar e tal. Então, ainda tem muito trabalho pela frente”, pondera Deise.

A sommelier e a enóloga lembram com alegria as amizades que fizeram pelo caminho, por mais que ainda tenham algumas visitas para fazer. Elas retornam para a estrada na próxima semana para visitar mais seis vinícolas do Rio Grande do Sul, e, aí sim, poder finalizar a jornada.

Fotos: Günther Schöler/Grupos RSCOM

(Foto: Günther Schöler)
(Foto: Günther Schöler)
(Foto: Günther Schöler)

Marcos Cardoso

Recent Posts

Após mulher ser esfaqueada, homem é preso por tentativa de feminicídio em Nova Prata

Suspeito foi localizado após vítima dar entrada no hospital com ferimentos graves; na casa dele,…

6 minutos ago

Chaminé que anunciará a escolha do novo papa é instalada na Capela Sistina, no Vaticano

Dela sairá a fumaça branca que sinalizará a eleição do novo pontífice; conclave começa no…

2 horas ago

Dois homens são presos com armas e drogas em pomar de Vacaria

Com os suspeitos foram apreendidos uma espingarda calibre .38 com duas munições, uma faca, porções…

2 horas ago

Edenilson e Villasanti preocupam departamento médico do Grêmio

Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor

3 horas ago

Caxias treina com o objetivo de vencer a primeira fora de casa na Série C

Time grená segue 100% no Estádio Centenário, mas quer primeira vitória como visitante

3 horas ago

Inter pode ter a volta de Carbonero diante do Corinthians

Atleta retornou aos treinos após lesão muscular.

3 horas ago

This website uses cookies.