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Pesquisa da CDL Caxias mostra aumento de 31,3% nas vendas para o Dia dos Pais

A consolidação da retomada. Depois de apresentar resultados positivos nos últimos meses, impulsionados por datas comemorativas e também pela queda nas temperaturas, o Dia dos Pais deverá dar sequência ao bom momento para o comércio caxiense. Pesquisa realizada pela CDL Caxias na última semana mostra um aumento de 31,3% nas vendas para a data, que é comemorada no próximo dia 8. O índice leva em conta o aumento de 26% nas intenções de compra e de 4,2% no tíquete médio, que passou de R$ 188,48 para R$ 196,33 neste ano.

Outra boa notícia é a redução do número de pessoas que se sentem inseguras para sair às ruas, ou mesmo com dificuldades financeiras por conta do coronavírus. Apenas 1% dos entrevistados que não vão presentear apontaram a crise em função da pandemia como o motivo principal.

“Um dado que chama atenção neste ano é de que 66,4% já sabem o que querem comprar. Esse é mais um indicativo de que, aos poucos, a crise econômica vai ficando para trás, e permite um planejamento e uma maior confiança do consumidor”, acredita o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri. Itens de vestuário e moda (49%), calçados (15%) e perfumes (10%) seguem no pódio da preferência dos consumidores, assim como em 2020.

Essa maior segurança apontada por Cervieri também aparece na redução do número de parcelas nas compras por cartão de crédito, com mais de 50% optando por pagamentos em até 3 vezes. Mesmo assim, as compras em dinheiro ainda são as favoritas para 53,9%, contra 25,7% em cartão de débito e 18,6% no crédito.

O levantamento apontou as lojas do comércio central como as mais procuradas (59,3%), seguidas pelos empreendimentos localizados nos shoppings centers (13,9%) e pelas lojas virtuais de Caxias (10,8%).

“A força do comércio local aparece na pesquisa e é um ótimo indicativo e motivação para os lojistas. Isso só reforça que Caxias realmente tem tudo o que consumidor busca para presentear o pai”, garante.

Apenas 12,5% disseram optar por comemorações em restaurantes e 65,2% preferem o conforto do lar para a celebração. Outro dado que chama atenção é que somente 7% farão algum passeio com o patriarca da família.

“Essa informação merece uma atenção especial por mostrar que o setor de bares e restaurantes ainda encontra muitas dificuldades para uma retomada. Recentemente, tivemos uma flexibilização maior das atividades econômicas que aparece na pesquisa de uma forma muito clara, com 65% dos consumidores se sentindo seguros em fazer as compras em lojas físicas. Esse mesmo sentimento ainda não é demonstrado em comemorações e passeios. É importante mostrarmos a necessidade de os empreendimentos deste setor oferecerem serviços de delivery de uma forma ainda mais abrangente, para aumentar o volume de atendimentos e compensar as perdas que ocorrem devido às restrições na capacidade dos restaurantes”, reforça.

Última hora

O hábito de deixar para a última hora segue como uma tradição do consumidor caxiense. 41,4% disseram que farão as compras apenas uma semana antes da data e 35,9% na véspera ou no próprio dia. Outro indicativo deste comportamento é que 75,4% ainda não estão vendo as lojas decoradas, o que prejudica no estímulo às compras.

“É importante que o lojista faça algum tipo de decoração que deixe clara a chegada da data, já que a pesquisa mostra que os canais preferidos para a busca de informações são as próprias lojas (25,2%), além dos sites de pesquisa (24,3%). Também é fundamental comunicar as comemorações nas redes sociais, que também aparecem de forma muito forte como fontes de informação. Inclusive a CDL enviou um e-book para os associados com dicas de como fazer esse trabalho de preparação do consumidor para a data, que inclui a decoração nas lojas físicas e posts nas redes sociais”, informa.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada com 793 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul, durante o período de 22 a 24 de julho, e pode ser acessada na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br. O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Destaques
• 45,8% dos consumidores pretendem presentear o pai. Em 2020 esse índice era de 39,32%;
• 1% dos entrevistados que não irão presentear na data apontaram o coronavírus como o motivo principal;
• 58,2% dos que irão presentear sinalizaram o sentimento de gratidão como motivo;
• 69,6% irão presentear o próprio pai e 21,5% o marido ou namorado;
• 66,4% já sabem o que irão comprar, e 33,6% chegarão indecisos para realizar as suas compras;
• Itens de vestuário e moda (49%), calçados (15%), e perfumes (10%) serão os preferidos;
• Tíquete médio é de R$ 196,33 ante os R$ 188,48 do ano passado;
• 64,5% pesquisam por produtos e preços antes de comprar;
• 35,5% dos entrevistados levam em conta o atendimento na hora da compra, seguido pela qualidade dos produtos (10,7%);
• 52,9% das pessoas optarão por fazer as compras entre segunda e sexta-feira e 41,1% escolherão o sábado;
• Canais preferidos para receber informação são as próprias lojas (25,2%), sites de busca (24,3%) e das lojas (23,9%). As redes sociais aparecem com 11,5% (Instagram) e 6,4% (Facebook).

Paula Brunetto

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