Geral

Pequenos empreendimentos não precisarão mais de PPCI

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou por 39 votos favoráveis e 6 contrários a proposta do Executivo que altera a lei de segurança, prevenção e proteção contra incêndios, a chamada Lei Kiss (Lei Complementar nº 14.376).

O projeto, aprovado na sessão de terça-feira (22/11), propõe adequações pontuais à legislação estadual, incorporando o conceito de boa-fé objetiva e de redução da intervenção estatal no exercício das atividades econômicas, sem descuidar da segurança e da fiscalização. Na prática, as alterações dispensam pequenos empreendimentos que se adequem a determinados critérios do licenciamento completo (Plano de Proteção e Prevenção Contra Incêndio (PPCI)). O projeto segue agora para sanção do Governo do Estado.

O líder da bancada do PSB na Assembleia Legislativa, deputado Dalciso Oliveira, comemorou a aprovação: “a nova regra determina, por exemplo, que estabelecimentos com até 200m², de alguns CNAEs [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] e que possuem baixo risco, estarão liberados da exigência do PPCI”.

A aprovação também é vista como positiva pelo presidente da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi, Carlos Dendena. “Quanto mais ágil e menos burocrático for o processo de registro e liberação de funcionamento melhor será para os empreendedores, especialmente os pequenos. É uma notícia excelente neste momento de retomada da economia”, avalia.

O Secretário de Inovação e Empreendedorismo de Garibaldi, Daniel Deconti, salienta que a segurança deve prevalecer sempre, mas que a reavaliação da Lei é necessária. “Isso dentro do Conselho de Desburocratização do Estado, por pessoas técnicas na área e especialistas. A reavaliação vai tornar os processos de abertura de empresas mais céleres e diminuir a burocracia existente nos negócios de baixo risco ou que prestam serviços essenciais”, avalia.

“Dentre as propostas apresentadas, a dispensa da emissão do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB, etapa que já é autodeclaratória pelos empresários no momento da entrega dos documentos via protocolo na internet, é um dos exemplos de que algumas alterações podem ser realizadas mantendo a segurança do processo. Isso não isentará o empreendedor de cumprir as medidas de prevenção, bem como irá responsabilizá-lo por manter o espaço dentro das normas técnicas, criando, assim, uma forma educadora e consciente de trabalhar”, analisa Deconti.

Em Garibaldi, o atendimento dos Bombeiros (corporação de Bento Gonçalves) ocorre todas as terças-feiras, das 9h às 11h, na Secretaria de Inovação. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3462-8260.

 

Algumas das mudanças da lei:

§ 2º São dispensadas do Alvará, de que trata o “caput” deste artigo, as edificações e as áreas de risco de incêndio classificadas como de baixo risco, para os fins de que trata a Lei Federal nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, enquadradas nos incisos abaixo:

I – as edificações e áreas de risco de incêndio que apresentarem todas as seguintes características:

a) ter área total de até 200m² (duzentos metros quadrados);

b) possuir até 2 (dois) pavimentos;

c) ser classificada com grau de risco de incêndio baixo ou médio, conforme as Tabelas constantes em Decreto Estadual;

d) não se enquadrar nas divisões F-5, F-6, F-7, F-11, F-12, G-3, G-4, G-5 e G-6, e nos grupos L e M, conforme as Tabelas constantes em Decreto Estadual;

e) não possuir depósito ou áreas de manipulação de combustíveis, inflamáveis, explosivos ou substâncias com alto potencial lesivo à saúde humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio, tais como peróxidos orgânicos, substâncias oxidantes, substâncias tóxicas, substâncias radioativas, substâncias corrosivas e substâncias perigosas diversas;

f) não possuir mais de 26kg (vinte e seis quilogramas) de GLP; e

g) não possuir subsolo com área superior a 50m² (cinquenta metros quadrados);

Confira a lei na íntegra aqui 

Roberto Nichetti

Recent Posts

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

12 minutos ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

27 minutos ago

Capotamento deixa duas pessoas feridas no bairro Industrial, em Farroupilha

Uma criança de três anos estava no veículo. Ela não se feriu

1 hora ago

Homem é preso com drogas e cédulas de dinheiro falsas em Vacaria

Prisão ocorreu no bairro Monte Claro na segunda-feira (28); motocicleta utilizada pelo suspeito também foi…

2 horas ago

Juventude terá semana completa de treinos antes de enfrentar o Atlético-MG

Equipe de Fábio Matias retoma as atividades nesta terça-feira (29)

2 horas ago

Grêmio terá desfalque de atacante contra o CSA pela Copa do Brasil

Aravena não será opção para o técnico Mano Menezes

2 horas ago

This website uses cookies.