Geral

Pequenas agroindústrias podem vender produtos para fora do RS por 90 dias

Pequenas agroindústrias gaúchas já começaram a comercializar seus produtos com outros estados. A medida emergencial que permite o ingresso e a comercialização por todo o país de produtos de origem animal do Rio Grande do Sul com inspeção municipal e estadual tem duração de 90 dias e foi oficializada em portaria publicada em edição extra na quarta-feira (15) .

Na sexta-feira (17), um caminhão que trouxe doações de Minas Gerais para o Estado já retornou carregado com nove toneladas de queijo produzido por cerca de 50 pequenas agroindústrias gaúchas.

A medida atendeu pedidos e entidades gaúchas para possibilitar a sobrevivência das pequenas agroindústrias que não são integrantes do Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) diante da calamidade pública imposta pelas enchentes no Estado.

O governo gaúcho, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), já tinha publicado instrução normativa autorizando a comercialização intermunicipal de produtos de origem animal provenientes de agroindústrias.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que se torna necessário “precarizar” momentaneamente o sistema de inspeção, mas afirmou que a excepcionalidade é restrita ao caso do Rio Grande do Sul.

Danilo Gomes, diretor técnico da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), uma das entidades que enviou ofício ao Mapa solicitando a medida, disse que proteger e fomentar a produção agroalimentar artesanal não é um ato assistencialista. “É uma defesa do nosso patrimônio, cultura, identidade, nosso território e principalmente nossa soberania alimentar”.

A Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SFA-RS) será a responsável por emitir a autorização de trânsito. A portaria estabelece que a agroindústria não pode ter sido atingida pelas enchentes de modo a afetar a segurança dos produtos.

William Mota

Com mais de 25 anos de experiência, William Mota já narrou mais de 1.600 partidas, em mais de 200 estádios pelo Brasil e pelo mundo. Acompanha os bastidores do futebol de Caxias do Sul e atualiza as notícias do esporte gaúcho.

Recent Posts

Farrapos goleia Colonos e se classifica para as semifinais do Gaúcho de Rugby

Comandado por treinador auxiliar, time de Bento Gonçalves vence por 96 a 0 e garante…

22 minutos ago

Motociclista sofre fratura após acidente no Centro de Farroupilha

Homem de 59 anos ainda teve lesões na região da cabeça

1 hora ago

Homem desaparece em Farroupilha e família busca informações

Segundo relato da mãe, jovem seria caseiro, com estatura forte. Ele estaria vestindo uma bermuda…

1 hora ago

Horóscopo para terça-feira, 29 de abril: renove sua energia e transforme seus caminhos

Terça-feira chega com a força de mudanças sutis, mas fundamentais. Em vez de forçar situações,…

2 horas ago

Criadores da Matéria – Guardiões do Espírito

A inteligência artificial pode simular o pensamento, mas pode gerar uma consciência que transcenda sua…

2 horas ago

Homem é preso por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva em Bento Gonçalves

Suspeito foi detido pela Guarda Civil Municipal após invadir a casa da ex-esposa e causar…

3 horas ago

This website uses cookies.