Geral

Parlamentares pedem impeachment de Moraes por operação contra empresários

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) e o deputado federal José Medeiros (PL-MT) apresentaram dois pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em virtude de uma operação autorizada por ele que mirou empresários que defenderam um golpe de Estado no Brasil caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) não seja reeleito neste ano.

Os parlamentares dizem que Moraes cometeu crime de responsabilidade e abuso de autoridade ao ordenar que a Polícia Federal cumprisse mandados de busca e apreensão, bloqueasse perfis nas redes sociais e quebrasse o sigilo bancário dos empresários. Os dois se queixam de que o ministro autorizou a operação tendo, segundo eles, como única base matérias jornalísticas e sem pedir a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com Lasier, a operação contra os empresários se tratou de uma prática conhecida como fishing expedition, que consiste em uma procura especulativa de elementos que possam atribuir responsabilidade penal a alguém, sem objetivo certo ou declarado.

“É chegada a hora de impor limites, cobrar responsabilidade e exigir do ministro Alexandre de Moraes, integrante da mais alta Corte de Justiça do Brasil, que exerça suas funções com respeito à Constituição da República, às leis e aos rígidos padrões éticos e morais que pautam o agir, profissional e pessoal, da magistratura nacional. Ou que então seja afastado das suas funções”, frisa o senador.

Já Medeiros afirma que Moraes procedeu de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro da função exercida por ele. “Apenas em ditaduras severas se vê perseguição pessoal, restrição de direitos e mobilização do aparato público e penal caso os cidadãos do país divirjam da forma de governo. Parece-nos que o excelentíssimo ministro da Suprema Corte busca vigiar a população, não só lhe dirigindo ao modo de governo que convém, uma tirania judiciária, através da oligocracia do Supremo Tribunal Federal, como retaliando seus opositores”, opina o deputado.

Os pedidos dos dois parlamentares foram endereçados ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pois compete à Casa processar e julgar os ministros do STF.

Fonte: Rádio Guaíba

Pamela Jantsch

Recent Posts

Inter enfrenta o Corinthians com a volta de três titulares

Atleta retornou aos treinos após lesão muscular

37 segundos ago

Justiça ouve primeiras testemunhas em processo de fraudes em rifas de Nego Di

Audiência foi realizada de forma semipresencial; próximas oitivas estão marcadas para 9 de junho

1 minuto ago

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, após se reunir com…

11 minutos ago

Sol e elevação das temperaturas: veja como fica o tempo durante o final de semana no RS

O frio dos últimos dias vai embora e as máximas são podem se aproximar dos…

1 hora ago

Sepultamentos de sexta (2) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

1 hora ago

Viva com Saúde – 03/05/2025 – Febre reumática

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre febre reumática. A febre reumática é…

2 horas ago

This website uses cookies.