Geral

Parceiros Voluntários recebe inscrições para o Desafio Voluntário

Um mundo mais humano passa, necessariamente, pelo desenvolvimento da empatia, com as pessoas sendo protagonistas de mudanças na sociedade a partir da doação ao outro. A Parceiros Voluntários está convocando todos que estejam dispostos a se voluntariar para atender às necessidades de quem mais precisa. Trata-se de mais uma edição do Desafio Voluntário.

Até o dia 5 de dezembro, a ONG com atuação em Bento Gonçalves recebe inscrições de ações voluntárias para a transformação social. As iniciativas devem ser cadastradas no portal www.desafiovoluntario.org.br.

Nesse mesmo endereço será possível encontrar sugestões de atividades para serem desenvolvidas, individualmente ou em grupo, para serem executadas em benefício de diversos tipos de organizações – desde escolas e hospitais, passando por entidades assistenciais e até mesmo no ambiente de trabalho –, em prol do meio ambiente ou a favor da igualdade de gênero. Todas as dicas veiculadas no portal estão relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU.

Os exemplos de atividades são tão amplos que vão da doação de sangue ou de alimentos à prática da carona solidária, da adoção de um animal abandonado ou do plantio de uma árvore.

Também, que os participantes poderão compartilhar suas ações, publicando fotos, vídeos e depoimentos sobre seus trabalhos e, dessa forma, despertar em mais pessoas o desejo em se juntar à rede de solidariedade do Desafio Voluntário. Neste ano, um componente em específico deve estimular ainda mais a participação dos voluntários, acredita a coordenadora da unidade local da PV, Angélica Somensi. “Sem as restrições da pandemia, acreditamos que o engajamento será maior, porque as formas de se envolver com a causa são ampliadas”, projeta.

O Desafio Voluntário chega à sua 14ª edição, lançada em meio às comemorações do Dia Nacional do Voluntário, lembrado no último dia 28. No país, segundo dados apresentados pela Pesquisa Voluntariado no Brasil, em 2021, os voluntários representam 18% da população adulta. Ações como o Desfaio Voluntário permitem dar maior visibilidade à causa, despertando um comportamento mais solidário nas pessoas até então não envolvidas na causa. “Nós aguardamos a realização desse evento com muita expectativa porque ele se transforma num momento de integração, de mobilização e de conexão das pessoas com o voluntariado”, pontua Angélica.

Praticar o voluntariado ainda é uma grande chance para encontrar mais felicidade e bem-estar e também ter menos chance de adoecer. Conforme um estudo da Universidade de Oxford, o cérebro de voluntários libera mais serotonina, o hormônio da felicidade, enquanto a Universidade de Harvard mostrou que, por criar uma consciência sentimental maior em relação à saúde, o voluntário adoece menos. Então, é hora de se engajar na causa voluntária para celebrar, no dia 5 de dezembro, quando se encerra o Desafio Voluntário e se comemora o Dia Internacional do Voluntariado, a transformação social que cada pessoa tem a chance de protagonizar.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

5 horas ago

Polícia investiga caso de homem que filmou banho de alunas em universidade de Novo Hamburgo

O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias

6 horas ago

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

7 horas ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

7 horas ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

8 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

9 horas ago

This website uses cookies.