Geral

Parapan-Americanos de Santiago: atleta gaúcha fatura medalha de ouro no taekwondo

A gaúcha Maria Eduarda Stumpf Machado, atleta do taekwondo paralímpico, se sagrou campeã dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, nesta quinta-feira (23). Estreante na competição continental, ela disputou e venceu duas lutas para garantir a medalha de ouro da classe K44 até 52kg. É a primeira vez que o Brasil ocupa o topo do pódio no esporte, nesta edição dos jogos.

No primeiro duelo do dia, válido pelas semifinais, Maria Eduarda superou a também brasileira Cristhiane Neves, por 7 a 5 pontos. Já na final, enfrentou a mexicana Jessica Garcia, atual segunda colocada do ranking mundial, e venceu por 5 a 3. Cristhiane ficou com o bronze e completou o pódio da categoria ao vencer Elisabeth Geraldo, da República Dominicana.

Além da magia de faturar o ouro, a vitória proporciona à atleta pontos importantes no ranking, que é critério de classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Em solo chileno, Maria Eduarda comemorou a conquista inédita.

“Estou muito, muito feliz por essa medalha. Treinei bastante para chegar aqui e tive muito apoio e ótimos profissionais ao meu lado, então só posso agradecer. Agora é continuar fazendo um bom trabalho, buscando os resultados, para quem sabe ir para a França no próximo ano”, destacou.

Além de Maria e Cristhiane, outros brasileiros competiram nesta quinta-feira e garantiram medalhas para o taekwondo: Fabrício Marques foi prata e Cícero do Nascimento levou o bronze no masculino até 58kg. No feminino, teve medalha também para Teresinha Correia, que ficou com o bronze da categoria até 47kg. As disputas da modalidade seguem até sábado.

Foto: CPB/divulgação
Foto: CPB/divulgação
Foto: CPB/divulgação
Foto: CPB/divulgação

A campeã

Maria tem 19 anos, é natural de Itaqui (RS) e mora em Caxias do Sul, onde realiza seus treinos na Associação Caxiense de Taekwondo. A atleta compete na classe K44 para atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores. No caso da gaúcha, a deficiência se desenvolveu no parto, em razão de uma lesão no plexo-braquial, conjunto de nervos que faz a comunicação entre os braços e o cérebro, causando limitações nos movimentos dos braços.

Maria ocupa até o momento a 5ª posição no ranking mundial e tem entre suas principais conquistas dois ouros no Grand Prix de Taekwondo deste ano, nas etapas do México e da França; além de diversas medalhas em competições locais. Em 2021, ela participou do Campeonato Mundial de Parataekwondo, em Istambul, na Turquia.

Atletas do taekwondo brasileiro que levaram medalha

OURO – Maria Eduarda Stumpf (52kg)

PRATA- Fabrício Marques (58kg)

BRONZE – Cícero do Nascimento (58kg)

BRONZE – Cristhiane Neves (52kg)

BRONZE – Teresinha Santos (47kg)

Luca Roth

Recent Posts

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

12 minutos ago

Famílias que perderam imóvel em função das enchentes em Caxias do Sul terão isenção de ITBI

A proposta facilita a regularização das moradias e a transferência de imóveis em programas do…

20 minutos ago

Durante debate em Farroupilha, vice-reitor da UFRGS estima que campus na Serra deva contemplar até 600 estudantes

No encontro, foi repassado que no primeiro momento, seis cursos devem estar disponíveis aos alunos

50 minutos ago

Engenharia do Corpo oferece até 20% de desconto na conta de luz com o programa ECEV – Energia Verde

Parceria com a Simplifica Energia amplia benefícios e reforça compromisso da rede com sustentabilidade e…

2 horas ago

Legendárias

Pra quem tem que andar pela vida todos os dias na pele de uma mulher,…

2 horas ago

Vinho e espumante viram símbolos oficiais do RS e reforçam identidade cultural do Estado

No Palácio Piratini, governador Eduardo Leite sanciona lei que reconhece a relevância histórica, econômica e…

2 horas ago

This website uses cookies.