Geral

Para otimizar velocidade de atendimento das autoridades, GPS Rural é apresentado em Bento Gonçalves

No início da semana foi apresentado à comunidade de São Valentim, o GPS Rural. O projeto é um sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma off-line bastando apenas cadastrar as propriedades rurais. O projeto aumenta a velocidade em que autoridades prestadoras de socorro, salvamento e também o atendimento de ocorrências de furto e roubo chegam no local exato na área rural.

O projeto começou a ser desenvolvido no último ano pelo poder público municipal. Ainda em julho de 2021 o secretário de Segurança de Bento Gonçalves, Tenente-Coronel Paulo César de Carvalho, conversou com a reportagem sobre o GPS Rural.

Esse projeto é um projeto iniciado a três mãos com a secretaria da Agricultura, a secretaria de Administração e a secretaria de Segurança. Cada residência rural vai ter uma coordenada geográfica e estará disponível caso de emergência, tanto de segurança pública, como de saúde. Então vai ter um software num smartphone aonde no despacho da viatura o servidor já sabe o local que ele deverá ir, diminuindo muito o tempo de atendimento e resposta pra essa ocorrência“.

O atual comandante da Brigada Militar, Tenente-Coronel Artur Barcellos enfatizou sobre a importância da implantação do georreferenciamento nas comunidades rurais. “A iniciativa do GPS Rural é extremamente válida, e nós manifestamos o nosso incentivo, estímulo ao programa. Estamos trabalhando fortemente também com a patrulha rural, agilizando os atendimentos em localidades dos distritos e esse programa vem a somar em nossa atuação diária”.

Como funcionará

Ao solicitar o atendimento, que além do 3º Bpar, através da Patrulha Rural engloba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números.

Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço. Essa identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessita do atendimento público.

Günther Scholer

Recent Posts

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

22 minutos ago

Acidente na Rota do Sol deixa um ferido e trânsito lento em Caxias do Sul

Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…

1 hora ago

Museu da FEB em Caxias do Sul é fechado temporariamente após tentativa de roubo

A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27)…

1 hora ago

Três homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Caxias do Sul

As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…

2 horas ago

Caxias define programação de viagem para enfrentar o Figueirense

Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)

2 horas ago

Juventude marca jogo-treino diante do Glória para observar reservas

Equipe de Fábio Matias já voltou aos treinos após derrota para o Internacional

2 horas ago

This website uses cookies.