Geral

Palestra na CIC Caxias do Sul apresenta os perigos no meio virtual e importância da segurança cibernética

Durante a reunião almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, os participantes foram desafiados a compreenderem a vulnerabilidade que a conexão Wi-Fi pode acarretar, facilitando assim os ataques cibernéticos. A reflexão foi instigada pelo palestrante convidado, delegado de Polícia Civil Emerson Wendt, em sua apresentação sobre “Fraudes digitais e segurança cibernética” perante um público composto por empresários, autoridades, parceiros comerciais da entidade e representantes da imprensa.

Ao iniciar a abordagem, o especialista em Investigação Digital perguntou se os presentes estavam conectados à rede sem fio, para logo na sequência afirmar o ato como um dos processos que coloca as pessoas em vulnerabilidade no meio virtual, facilitando o acesso de criminosos cibernéticos. Conforme Wendt, a lógica de segurança é que se ative o sinal apenas enquanto se precise deles.

A exposição do tema se fixou nos eixos da metodologia dos ataques cibernéticos, tipos de “pescaria” virtual — ocorridos por ligações telefônicas e SMS, motivação dos ataques na internet e os com base na engenharia social (comércio eletrônico, PIX, cobrança indevida, auxílio emergencial, entre outros).

Também houve uma chamada à responsabilidade, uma vez que, segundo o delegado estudioso da temática, na hora de dar o golpe, os criminosos apostam 90% na falha humana e os outros 10% em falha técnica. “O que temos deixado ‘voluntariamente’ na internet? O que temos permitido ao concordar com termos sem ler adequadamente? ”. Para Wendt é imprescindível usar meios que inibam as intercepções de dados, como gerenciador de senhas, autenticadores e manter informações na esfera confidencial.

Já o recado para as organizações, do palestrante convidado da RA CIC, foi o da aposta na construção de frameworks integrando segurança orgânica (inteligência empresarial), segurança da informação e segurança cibernética, em um processo que envolve ainda diretores, colaboradores, fornecedores e clientes. Para Wendt, a segurança cibernética não se estende mais somente ao âmbito interno de uma empresa, mas também aos seus colaboradores, e num nível maior, amplia para fornecedores e clientes.

“É importante trabalhar a questão da segurança da informação do ambiente interno, qual a política que eu tenho de segurança à informação, se eu tenho regulamento interno de informação da empresa, se eu tenho setor específico para segurança cibernética e controle das ameaças cibernéticas, para um plano eficiente”, finalizou alertando que, “assim como não existe almoço grátis, na internet também não”.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

31 minutos ago

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

2 horas ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

3 horas ago

Manifestação em defesa da obtenção de cidadania italiana é realizada em Porto Alegre

A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…

4 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 11 milhões neste sábado (3)

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em…

4 horas ago

3 erros ao tentar espantar cobras do quintal que podem aumentar o perigo

Saiba quais são os 3 erros mais perigosos ao tentar espantar cobras do quintal e…

4 horas ago

This website uses cookies.