Geral

Pai denuncia injúria racial sofrida por filho em escola pública de Caxias do Sul

O encanador aposentado, João Carlos Martins, 65, denunciou que o filho, de 17 anos, foi vítima de injúria racial na Escola Estadual Abramo Pezzi, em Caxias do Sul. O morador do bairro Glória relata que o estudante do terceiro ano do Ensino Médio participava dos jogos das interséries contra um time do primeiro ano quando foi chamado por um aluno que acompanhava a partida da arquibancada  de ‘macaco’. 

De acordo com o pai, a informação repassada foi de que partida foi paralisada pelo professor responsável que pediu para parar com o ato discriminatório. Contudo, Martins questiona o porque o autor não foi identificado e punido.

O professor deveria ter parado o jogo e dito que ninguém sairia do local sem dar nome a essa pessoa (ou pessoas) que praticou racismo. Isso é algo repugnante, pois mesmo que a pessoa seja ‘moreninha’ que nem o meu filho, não dá o direito de chamar ele de macaco”, desabafa. 

Logo após o ocorrido, a vítima ligou para o pai e disse que não tinha condições psicológicas de pegar o ônibus para ir embora pois estava abalado. “Eu fui até a escola e o que mais me doeu foi que quando eu cheguei eu olhei para os colegas dele e eles estavam chorando. Quando ele me viu, veio correndo e se abraçou em mim“, conta emocionado.

O fato ocorreu no dia 19 de julho, nas vésperas das férias escolares de inverno. Na mesma data, o pai da vítima fez o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. No documento, o ocorrido está registrado como injúria discriminatória. No histórico consta que um dos colegas da vítima possuí um vídeo registrando o momento da ofensa, porém não é possível identificar o autor. Contudo, o vídeo não foi apresentado para a polícia.

Em contato com a escola, localizada no bairro Rio Branco, Martins foi orientado a fazer o registro policial. Além disso, a direção ficou de se reunir novamente com ele na volta das férias, na próxima semana, para tratar sobre o assunto. “Estamos muito tristes e abalados. Meu filho não está mais querendo voltar para a escola“.

 

Diego Pereira

Recent Posts

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

5 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

6 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

6 horas ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

6 horas ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

6 horas ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

6 horas ago

This website uses cookies.