Geral

Pacto pela Educação é lançado em Porto Alegre

Nesta última terça-feira (31), foi lançado o Pacto pela Educação, movimento colaborativo que pretende tornar o Rio Grande do Sul referência no ensino nos cenários nacional e internacional. O evento de lançamento aconteceu na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Qualquer pessoa pode aderir ao pacto, é possível apresentar projetos, atuar como voluntário ou contribuir com recursos para o desenvolvimento dos projetos. No lançamento, cerca de 50 pessoas já se inscreveram e as inscrições vão ficar abertas por 30 dias. Ao final desse prazo, os organizadores vão reunir os voluntários, os projetos que forem apresentados e os apoiadores financeiros. O passo seguinte é ouvir a comunidade escolar e construir essas ações de forma coletiva.

O sistema gaúcho de ensino que já ocupou as primeiras posições no ranking nacional hoje amarga índices preocupantes, e que ficaram ainda piores depois da pandemia. Na rede pública estadual, só 1% dos alunos do ensino médio tem conhecimento adequado em matemática, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

O isolamento e a falta de acesso a tecnologia aprofundaram ainda mais as desigualdades. Entre os mais ricos, mais de 90% concluíram o ensino médio ao final do primeiro ano da pandemia. Entre os mais pobres, não chega a 60%.

“Educação é uma responsabilidade muito maior do que somente os governos podem responder. É um movimento em que participam educadores, empresários, pessoas ligadas a ONGs, filósofos, um movimento que está sendo construído e, a partir dele, vamos construir ações. Hoje é somente o lançamento de uma ideia com alguns direcionamentos que estão em aberto ainda. A educação do RS precisa dar respostas, e se a sociedade não participar, não teremos essas respostas”, diz Ronald Krummenauer, integrante do comitê executivo do Pacto.

O movimento inclui a valorização e a formação continuada dos professores, o estímulo ao surgimento de novos ambientes de aprendizagem e o incentivo a educação como base do desenvolvimento social, ambiental e econômico. O alvo dessas ações é a escola pública.

Fonte: G1

Mateus Resemini

Recent Posts

Preservar o essencial para construir o amanhã

Preservar o patrimônio histórico em cidades em crescimento é um desafio que mistura afeto, técnica…

20 minutos ago

Conselho defende servidora acusada por Bortola de polêmica com autistas em Caxias do Sul

A servidora teve pedido de afastamento protocolado por vereador que alega que profissional expulsou família…

58 minutos ago

Mais da metade dos consumidores caxienses deve ir às compras para o Dia das Mães

O número representa crescimento de 3,5% ao observado em 2024. O aumento também deve refletir…

2 horas ago

Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul terá troféu dos 150 anos da imigração italiana

Ele vai premiar a amostra de maior pontuação nas categorias de produtos engarrafados; data relembra…

2 horas ago

Farroupilha recebe prova inédita de kart com 4 horas de duração neste sábado (3)

Evento das 125 Milhas de Endurance reúne cerca de 90 pilotos do RS e SC…

3 horas ago

Profissionais da Educação Infantil farão paralisação em Caxias do Sul na segunda-feira (5)

Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento…

4 horas ago

This website uses cookies.