Geral

Órgãos de Segurança Pública destacam redução nos crimes de homicídio em Caxias do Sul

Os órgãos de Segurança Pública que integram o programa RS Seguro em Caxias do Sul comemoram a redução dos números de homicídios na cidade. Além de roubos ao comércio, a pedestres e de veículos, o crime de homicídio é um dos indicadores monitorado e acompanhado pela ferramenta GEseg (ferramenta de gestão que analisa quantitativa e qualitativamente os crimes citados) através de reuniões segmentadas e setorizadas mensais. Assim, é possível estabelecer e determinar ações e metas diárias, semanais e mensais para o combate aos delitos através da prevenção e da repressão.

Este ano foram registrados 79 homicídios na cidade (o menor número já visto desde 2005). Isso representa uma redução de 28,70% comparado com o ano de 2021, que registrou 108 homicídios. Importante destacar que não houveram latrocínios em 2022 (roubo seguido de morte).

Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal (Susepe), Instituo Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros (instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública do RS) e demais participantes do Programa (Secretaria de Segurança Pública Municipal, Ministério Público e Poder Judiciário) atribuem os bons resultados no indicador de homicídios principalmente às ações de Inteligência Policial e a ótima relação de integração entre os órgãos da Segurança Pública, estimulando a permanente colaboração e a troca de informações – possibilitando assim a antecipação e prevenção aos crimes, bem como na resolução dos casos.

Em razão disso, muitas prisões foram feitas imediatamente após o crime ter acontecido – dando uma rápida resposta pelos órgãos policiais. Foram feitas 12 prisões pela Brigada Militar desta forma e 130 prisões (entre temporárias, preventivas e flagrantes) pela Policia Civil, por intermédio da Delegacia de Homicídios. A Brigada Militar, através das operações policiais direcionadas para prevenção de homicídios, apreendeu 318 armas de fogo em 2022 na cidade de Caxias do Sul, ao passo que a Delegacia de Homicídios apreendeu 13 armas.

Os órgãos de Segurança Pública que compõe o RS seguro também agradecem e enaltecem a participação e colaboração do Ministério Público e do Poder Judiciário, uma vez que ao longo do tempo foi estabelecida uma relação de confiança e credibilidade no trabalho técnico e de elevada seriedade desenvolvido pelos profissionais de Segurança Pública, o que garante o deferimento da s medidas necessárias para um efetivo combate ao crime.

A participação da Prefeitura Municipal através da secretaria de segurança e proteção social e da Polícia Rodoviária Federal que também sentam a mesa para discussão também tem sido muito importantes no processo.

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

5 minutos ago

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

6 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

6 horas ago

Prefeitura de Caxias do Sul apresenta balanço de ações realizadas após um ano das enchentes

Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…

6 horas ago

Ambulatório Trans completa um ano de atendimento especializado em Caxias do Sul

O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade

7 horas ago

Caxias vence o Guarani, entra no G-8 e segue 100% como mandante na Série C

Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená

8 horas ago

This website uses cookies.