Geral

Organização da 47ª Expointer discute alternativas de transporte público para a feira

A organização da 47ª Expointer discutiu, na quarta-feira (10), alternativas de transporte público para a feira, que será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Com algumas estações da Trensurb fora de operação desde maio, por causa das enchentes, a criação de uma linha de ônibus direta de Porto Alegre para a Expointer foi sugerida pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Estiveram presentes na reunião o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, o presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, e o diretor superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe.

Kuhn destacou a importância da feira e de sua realização para a retomada econômica do Estado após as enchentes. “Há a necessidade de se reforçar o transporte durante o período da feira, tendo em vista a quantidade de público que se desloca até a Expointer, muitos vindos da Capital e de cidades da região Metropolitana. Queremos construir alternativas conjuntas para atender melhor as pessoas”, disse.

Atualmente, a Trensurb está operando as linhas de Novo Hamburgo até a estação Canoas, com intervalos entre trens de 18 minutos. A meta da empresa, segundo o presidente da Trensurb, é retomar a operação até a estação Farrapos, em Porto Alegre, até 20 de setembro, data posterior à feira.

Como solução emergencial, Fagundes explicou que a Trensurb está contratando ônibus que farão a integração da estação Mathias Velho, em Canoas, com o Centro da capital, sem custo adicional para os usuários a partir do próximo sábado (13). Com a medida, a Trensurb pretende garantir o atendimento ao público da Expointer, ampliando o número de ônibus no período da feira, caso seja necessário.

A Expointer é nosso maior evento, nosso período de maior arrecadação, mas, no momento, em razão das subestações de energia não estarem todas em operação, não conseguimos diminuir o intervalo das viagens, que hoje é de 18 minutos. Vamos contratar ônibus enquanto não estivermos em operação plena, para completar a viagem no trecho entre Mathias Velho e o Centro de Porto Alegre e não penalizar os usuários”, disse Fagundes.

O diretor superintendente da Metroplan também falou sobre a possibilidade de se criar uma linha de ônibus de reforço para atender especificamente a Expointer, saindo de Porto Alegre e indo direto para o Parque Assis Brasil. Em breve, haverá uma nova reunião entre a Seapi e a Metroplan para discutir as necessidades e os detalhes técnicos.

Fonte: Governo do Estado

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Farroupilha terá fumacê contra a dengue no bairro Monte Verde após caso confirmado

Ação visa eliminar os possíveis mosquitos adultos e interromper a transmissão da doença

17 minutos ago

Influenciadora digital de Carlos Barbosa relata que foi esfaqueada pela babá da filha

Bruna Tramontina Paludo fez um desabafo nas redes sociais nesta semana, pedindo ajuda após informar…

19 minutos ago

Horóscopo para sexta-feira, 2 de maio: Lua em Virgem pede organização de ideias e emoções

A sexta-feira chega com a Lua em Virgem em trígono com Júpiter, trazendo uma energia…

44 minutos ago

Dupla é presa com armas, colete e carros roubados em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

Adolescente de 17 anos e homem de 35 foram flagrados com armas, munições e colete…

1 hora ago

Incêndio atinge setor de serragem de empresa em Garibaldi

O fogo foi contido e não se espalhou para outras áreas da empresa. Apesar do…

2 horas ago

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

2 horas ago

This website uses cookies.