Geral

Operação é realizada na grande Porto Alegre contra lavagem de dinheiro e golpes na internet

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (13) a Operação Automarket, contra lavagem de dinheiro e golpe na internet. A ação é fruto de investigação contra golpes na internet, em plataformas. Os criminosos vendiam veículos que na realidade eram clonados. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão temporária nas cidades de Porto Alegre, Viamão e Alvorada.

As investigações apontaram que em apenas um curto período a organização criminosa movimentou mais de R$ 500.000,00 vendendo veículos roubados e clonados como se legítimos fosse para terceiros de boa-fé por meio de uma plataforma digital. Estima-se que os criminosos possam ter movimentado mais de 1milhão de reais.

As investigações iniciaram após uma venda de automóvel, onde uma das vítimas verificou que o carro era clonado e teria apresentado o veículo na delegacia. Os criminosos utilizavam de documentos falsificados das vítimas de clonagem para dar aparência de legalidade e inclusive autenticavam os documentos em cartório. Em uma ocasião, uma das investigadas foi presa em flagrante no cartório de Canoas, tentando autenticar documentos falsificados. A partir das quebras de sigilos bancários identificou-se diversas vítimas e verificou-se que os criminosos utilizam-se de um supermercado para lavagem de dinheiro dos valores auferidos.

O delegado Thiago Lacerda, titular da DRACO/Canoas, destacou que chamou a atenção a quantidade de vítimas identificadas ao longo da investigação, inclusive no estado de Santa Catarina.

O Diretor da 2ªDelegacia de Polícia Regional Metropolitana/Canoas, delegado Mario Souza, referiu que a organização criminosa lesava as vítimas de estelionato que adquiriam os veículos e as vítimas que tinham seus documentos falsificados para dar aparência de legalidade à venda do veículo roubado e clonado. “Antes de uma negociação a pessoa deve conferir toda a legalidade do negócio e não confiar simplesmente na palavra no negociante sem a comprovação prevista documental”, destacou.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Motociclista sofre fratura após acidente no Centro de Farroupilha

Homem de 59 anos ainda teve lesões na região da cabeça

29 minutos ago

Homem desaparece em Farroupilha e família busca informações

Segundo relato da mãe, jovem seria caseiro, com estatura forte. Ele estaria vestindo uma bermuda…

40 minutos ago

Horóscopo para terça-feira, 29 de abril: renove sua energia e transforme seus caminhos

Terça-feira chega com a força de mudanças sutis, mas fundamentais. Em vez de forçar situações,…

52 minutos ago

Criadores da Matéria – Guardiões do Espírito

A inteligência artificial pode simular o pensamento, mas pode gerar uma consciência que transcenda sua…

2 horas ago

Homem é preso por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva em Bento Gonçalves

Suspeito foi detido pela Guarda Civil Municipal após invadir a casa da ex-esposa e causar…

2 horas ago

Reajuste de servidores ativos e inativos em votação na Câmara de Bento Gonçalves

O Sindicato dos Servidores não concorda, mas a reposição a ser votada é de 5,06%…

3 horas ago

This website uses cookies.