Geral

Operação apreende 15,5 mil kg de pescado em indústria no Sul do RS

A Operação Catena apreendeu 15,5 mil quilos de pescado em uma indústria de São Lourenço do Sul, na região Sul do estado, entre os dias 26 e 28 de fevereiro. A fiscalização foi coordenada pelo Ibama e realizada conjuntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e o 2º Pelotão Ambiental de Rio Grande do Comando Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

A ação inspecionou 50 mil quilos de pescado em cinco câmaras frias e ainda promoveu auditoria em notas fiscais. A operação apurou que 23,3 mil quilos adquiridos desde o final de 2018 não tinham origem legal. Como parte dessa mercadoria já havia sido processada, a quantia apreendida chegou a 15,5 mil quilos.

As multas aplicadas totalizaram R$ 814,1 mil. Na carga apreendida, estavam produtos pesqueiros originados de pescarias de profundidade altamente controladas, como o “Peixe Sapo”, para o qual foi processado mais de 2 toneladas, e o “Batata”, espécies originadas de pescarias costeiras bastante sobreexplotadas (com exploração excessiva). Além disso, foram apreendidas as pescadas abrótea, linguado e corvina, além de alvos da pesca lagunar, como a tainha, que compôs a maior parte da apreensão.

Também foi encontrada uma espécie em extinção armazenada na empresa, um grande exemplar de marlim-azul (Makaira nigricans), com mais de 220 kg. A espécie é protegida pela Portaria MMA nº 445/2014 contrariando as condicionantes da licença de operação do Órgão Municipal de Meio Ambiente, com implicação direta em crime ambiental, procedimentos lavrados pelo 2º Pelotão Ambiental de Rio Grande.

Os proprietários da indústria foram autuados por exercício de pesca sem licença. Foram encontradas evidências de fraudes na emissão de notas fiscais e de uso de embarcações ilegais. A carga apreendida foi doada para o Programa Mesa Brasil – Sesc, beneficiando 117 entidades e 11.200 pessoas nos municípios de São Lourenço do Sul, Camaquã, Rio Grande, Cachoeira do Sul, Santa Maria e Ijuí.

Maicon Rech

Recent Posts

Emergência Climática e o Poder do Dia a Dia

A emergência climática exige mobilização, responsabilidade coletiva e um novo olhar para o futuro

26 minutos ago

EGR exige correção de asfalto mal executado pela Corsan entre Gramado e Canela

Após vistoria, os técnicos da EGR identificaram degraus e ondulações no asfalto recém-aplicado, elevando o…

27 minutos ago

Trânsito muda no bairro Borgo, em Bento Gonçalves, a partir de 12 de maio

Alteração na Travessa Juarez Postal obriga motoristas a usarem rotas alternativas; sinalização já começou a…

30 minutos ago

Vaticano tem fumaça preta no primeiro dia de votação para escolha do nova papa

Cor da fumaça indica que o novo líder da igreja católica ainda não foi definido;…

51 minutos ago

Vereadores de Pinto Bandeira aprovam projetos e reforçam mudanças na Lei do trabalho rural

Com a presença dos nove parlamentares, propostas foram aprovadas por unanimidade; Sessão também oficializou mudança…

57 minutos ago

Mãe e padrasto são presos por espancar bebê de um ano até a morte em Taquara

A prisão do homem de 31 anos, foi realizada no bairro Padilha, em Taquara, enquanto…

1 hora ago

This website uses cookies.